O clima de consumo está em declínio: os consumidores estão preocupados com os seus empregos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O índice de clima do consumidor GfK cairá pela terceira vez em agosto de 2025, influenciado pelas preocupações com o emprego e pelas quedas de compras.

Der GfK Konsumklima-Index sinkt im August 2025 zum dritten Mal, beeinflusst von Arbeitsplatzsorgen und angeschafften Rückgängen.
O índice de clima do consumidor GfK cairá pela terceira vez em agosto de 2025, influenciado pelas preocupações com o emprego e pelas quedas de compras.

O clima de consumo está em declínio: os consumidores estão preocupados com os seus empregos!

Em agosto de 2025, o índice de clima do consumidor na Alemanha apresenta uma deterioração notável, que pode ser observada pela terceira vez consecutiva. Isto emerge da última pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa de mercado GfK e pelo Instituto de Nuremberg para Decisões de Mercado (NIM). Os resultados sinalizam um novo declínio no sentimento do consumidor e reflectem-se na diminuição do rendimento e das expectativas económicas dos consumidores. Funk alemã relatam que as preocupações com os seus próprios empregos, em particular, contribuíram significativamente para este declínio. O medo de uma possível perda de emprego está fazendo com que os consumidores sejam mais cautelosos ao fazer grandes compras.

A pesquisa de clima do consumidor GfK é realizada regularmente desde 1974 e mensalmente desde 1980. Este instrumento é considerado um importante indicador do comportamento do consumidor na Alemanha. A pesquisa atual baseia-se em cerca de 2.000 entrevistas com consumidores realizadas em nome da Comissão da UE. Desde outubro de 2023, estas avaliações são realizadas em colaboração com o NIM para garantir uma análise e desenvolvimento mais precisos do estudo de clima do consumidor. O objetivo desta metodologia complexa é obter insights bem fundamentados sobre o humor do consumidor dos alemães. não acrescenta que os consumidores apresentam uma ligeira diminuição na tendência de comprar e poupar no mês em curso.

Declínio nas expectativas

Os dados atuais sugerem que o indicador do clima do consumidor prevê uma queda de 1,9 pontos, para -23,6 pontos, em setembro de 2025. Isto ocorre após uma revisão para -21,7 pontos no mês anterior. Esta evolução negativa é considerada alarmante e indica a incerteza contínua na situação económica global. De acordo com Rolf Bürkl da NIM, as esperanças dos consumidores quanto a uma rápida recuperação em termos das suas perspectivas de rendimento são cautelosas. Os receios e as medidas de precaução resultantes também têm um impacto estatístico na propensão geral para consumir na sociedade.

Na actual incerteza económica, as perspectivas para o futuro permanecem cépticas. A próxima divulgação destas séries de dados está prevista para 25 de setembro de 2025, na esperança de uma possível reviravolta no sentimento do consumidor.