Níveis de doença em níveis recordes: como o elevado absentismo afecta a economia
De acordo com um relatório de www.welt.de, as faltas por doença no trabalho em 2023 aumentaram significativamente pelo segundo ano consecutivo, de acordo com uma avaliação da companhia de seguros de saúde DAK-Gesundheit. A taxa de doença atingiu um recorde de 5,5 por cento. O chefe da caixa registadora, Andreas Storm, descreveu a situação como “alarmante” e sublinhou que os elevados níveis de absentismo estão a afectar os processos de trabalho de muitas empresas. Os casos de longo prazo são particularmente problemáticos e é necessária uma “ofensiva para a gestão da saúde das empresas”. A maioria dos dias perdidos foi devido a resfriados, distúrbios musculoesqueléticos e doenças mentais. Os efeitos do aumento das faltas por doença no mercado de trabalho e no setor financeiro podem ser diversos. Por um lado, os fluxos de trabalho poderiam...

Níveis de doença em níveis recordes: como o elevado absentismo afecta a economia
De acordo com um relatório de www.welt.de, as faltas por doença no trabalho em 2023 aumentaram significativamente pelo segundo ano consecutivo, de acordo com uma avaliação da companhia de seguros de saúde DAK-Gesundheit. A taxa de doença atingiu um recorde de 5,5 por cento. O chefe da caixa registadora, Andreas Storm, descreveu a situação como “alarmante” e sublinhou que os elevados níveis de absentismo estão a afectar os processos de trabalho de muitas empresas. Os casos de longo prazo são particularmente problemáticos e é necessária uma “ofensiva para a gestão da saúde das empresas”. A maioria dos dias perdidos foi devido a resfriados, distúrbios musculoesqueléticos e doenças mentais.
Os efeitos do aumento das faltas por doença no mercado de trabalho e no setor financeiro podem ser diversos. Por um lado, os processos de trabalho em muitas empresas e autoridades poderão ser afetados, especialmente devido à atual escassez de trabalhadores qualificados. Os trabalhadores de profissões como os cuidados geriátricos e os trabalhadores de creches poderão ser particularmente afetados, o que poderá levar à escassez nestas áreas importantes. Além disso, o aumento das ausências por doença também pode ter consequências financeiras, por exemplo através dos custos de substituição de pessoal ou perda de produção.
É importante que as empresas e as autoridades tomem medidas para promover a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores. A gestão da saúde da empresa e as medidas preventivas poderiam ajudar a reduzir as faltas por doença e garantir a capacidade dos funcionários para trabalhar a longo prazo. Globalmente, é importante reconhecer a saúde dos trabalhadores como um factor importante na produtividade e estabilidade da economia e agir em conformidade.
Leia o artigo fonte em www.welt.de