Licença médica na Alemanha 2023: 13% mais licenças médicas - alarme para a economia
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de, as licenças por doença na Alemanha atingiram um nível recorde em 2023 pela segunda vez consecutiva. Em comparação com o ano anterior, houve um total de 13% mais atestados médicos. O CEO da DAK-Gesundheit, Andreas Strom, descreveu o resultado como alarmante para a economia, especialmente devido à interrupção dos processos de trabalho nas autoridades e nas empresas devido à escassez de trabalhadores qualificados. O DAK atribui este pico principalmente a doenças respiratórias, como constipações e gripes. Só as constipações representaram 16% das licenças por doença, enquanto as doenças mentais e as perturbações músculo-esqueléticas também levaram a um aumento nos dias de ausência. As diferenças entre grupos profissionais foram particularmente marcantes, com...

Licença médica na Alemanha 2023: 13% mais licenças médicas - alarme para a economia
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de, as licenças por doença na Alemanha atingiram um nível recorde em 2023 pela segunda vez consecutiva. Em comparação com o ano anterior, houve um total de 13% mais atestados médicos. O CEO da DAK-Gesundheit, Andreas Strom, descreveu o resultado como alarmante para a economia, especialmente devido à interrupção dos processos de trabalho nas autoridades e nas empresas devido à escassez de trabalhadores qualificados.
O DAK atribui este pico principalmente a doenças respiratórias, como constipações e gripes. Só as constipações representaram 16% das licenças por doença, enquanto as doenças mentais e as perturbações músculo-esqueléticas também levaram a um aumento nos dias de ausência. As diferenças entre os grupos profissionais foram particularmente marcantes, com os funcionários dos cuidados geriátricos e dos cuidados infantis a reportarem doenças a uma taxa acima da média.
A análise DAK é baseada em dados de 2,39 milhões de funcionários segurados pelo DAK. O CEO da DAK, Strom, explicou que as licenças médicas de curta duração através de procedimentos de notificação eletrónica poderiam explicar parcialmente o aumento, mas doenças de longa duração, como a depressão, foram responsáveis por uma grande proporção das ausências.
O impacto deste máximo histórico no mercado de trabalho e no setor financeiro poderá ser diversificado. O aumento dos níveis de doença tem um impacto direto na produtividade da empresa, à medida que a eficiência do trabalho diminui e aumentam os custos de substituição de pessoal. Além disso, o aumento das faltas por doença pode ter um impacto a longo prazo na situação do emprego, uma vez que as empresas poderão mostrar-se mais relutantes em contratar novos trabalhadores, a fim de compensar possíveis ausências.
Globalmente, este relatório mostra que o elevado nível de doenças na Alemanha pode ter efeitos complexos na economia e deve, portanto, ser cuidadosamente analisado e abordado tanto do ponto de vista da política de saúde como da perspectiva económica.
Leia o artigo original em www.tagesspiegel.de