Boom do crédito no Vietname: taxas de juro baixas promovem o crescimento e a inovação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Vietname reporta um crescimento do crédito de 3,93% até ao primeiro trimestre de 2025, impulsionado pelas baixas taxas de juro do banco estatal.

Vietnam verzeichnet ein Kreditwachstum von 3,93 % bis Q1 2025, begünstigt durch niedrige Zinssätze der Staatsbank.
O Vietname reporta um crescimento do crédito de 3,93% até ao primeiro trimestre de 2025, impulsionado pelas baixas taxas de juro do banco estatal.

Boom do crédito no Vietname: taxas de juro baixas promovem o crescimento e a inovação!

O crescimento dos empréstimos no Vietname mostra um aumento notável de 3,93% no final do primeiro trimestre de 2025. Esta taxa é 2,5 vezes superior à do ano passado, quando o crescimento foi de apenas 1,42%. A política de taxas de juro baixas do Banco Estatal do Vietname (SBV), que se destina a estimular a procura de empréstimos por parte das empresas e das famílias, desempenha um papel crucial. Alto Vietnã.vn A taxa de juro do empréstimo foi reduzida em 0,4% face ao final de 2024, o que facilita o acesso ao capital e é particularmente benéfico para as pequenas e médias empresas.

Ao mesmo tempo, as taxas passivas permaneceram quase inalteradas até ao final do primeiro trimestre, com um ligeiro aumento de 0,08%. Por exemplo, o Agribank reduziu as taxas de juro dos depósitos para 2,4% ao ano, enquanto o VPBank reduziu as suas taxas de juro para 3,8% ao ano. Esta tendência continua nos investimentos de médio e longo prazo, onde instituições como BVBank, OCB e Eximbank também reduziram as suas taxas de juro.

Apoio do Agribank

A partir de 1º de janeiro de 2024, o Agribank fará novos ajustes nas taxas de juros. As taxas de juro dos empréstimos de médio e longo prazo destinados a apoiar as atividades produtivas e empresariais e as necessidades quotidianas serão reduzidas para uma taxa fixa de 7,0% ao ano. Isto aplica-se agora a um período de 12 a 24 meses, o que é muito importante para muitos mutuários. Agribanco salienta que estas medidas visam apoiar as pessoas e as empresas, otimizando os custos do crédito e fornecendo capital para a reestruturação.

Em 2023, o Agribank reduziu as taxas de juros dos empréstimos em 1,3 a 4% em um total de oito etapas em relação ao início do ano. Além disso, foram implementados vários programas de apoio às taxas de juro, incluindo empréstimos para as indústrias florestais e pesqueiras, bem como programas especiais para apoiar empréstimos à habitação social e profissionais de saúde. Isto demonstra o compromisso do banco em apoiar grupos particularmente desfavorecidos e em criar oportunidades.

Blocos de construção para o crescimento futuro

A política de taxas de juro baixas do banco estatal continua a ser vista como a chave para o crescimento económico. Prevê-se que as taxas de juro dos empréstimos possam cair mais 0,03 a 0,08 pontos percentuais no segundo trimestre de 2025 e posteriormente. Isto fortalecerá especialmente as pequenas e médias empresas, que aproveitarão as taxas de juro mais baixas para investir em tecnologias e melhorar a sua competitividade.

O Banco Estatal do Vietname comunicou claramente que os cortes nas taxas de juro serão coordenados e apoiados para estabilizar a economia e estimular os fluxos de capitais. Um exemplo bem conhecido é a implementação de três programas de redução das taxas de juro sobre empréstimos existentes de quase 2 milhões de clientes, que trouxeram uma redução estimada das taxas de juro de mais de 1 bilião de VND em 2023 e continuarão em 2024. As taxas de juro de mobilização no Mercado 1 também caíram, proporcionando mais espaço para a actividade económica.