Economia circular: Novas oportunidades e recomendações para a nossa região!
O artigo destaca o papel da economia circular como chave para a mudança industrial, recomendações de associações ambientais e os seus benefícios económicos.

Economia circular: Novas oportunidades e recomendações para a nossa região!
A economia circular é cada vez mais reconhecida como uma alavanca fundamental para a mudança industrial. As iniciativas para promover a utilização sustentável dos recursos não são apenas urgentemente necessárias, mas também oferecem inúmeros benefícios. Alto relógio alemão O foco está particularmente na criação de novos empregos em indústrias futuras e no fortalecimento da criação de valor regional. Além disso, este conceito incentiva a inovação, que é crucial na economia em rápida evolução de hoje.
A fim de avançar sistematicamente na expansão da economia circular, as associações ambientais apresentaram seis recomendações principais ao governo. Estas recomendações visam criar as condições-quadro necessárias para uma implementação bem sucedida. Estes incluem, entre outros:
- Ausreichend finanzierte Governance
- Anpassungen in der Ordnungspolitik für ein Level-Playing-Field
- Integration in die Industriepolitik
- Gezielte Förderung der oberen Kreislaufwirtschaftshierarchien durch Förderprogramme
- Aufbau notwendiger Infrastruktur
As recomendações vêm de organizações conhecidas, incluindo Germanwatch, German Nature Conservation Ring, BUND, German Environmental Aid, NABU, WWF e Round Table Repair.
Uso sustentável de recursos
O conceito de economia circular, que também inclui o pensamento ecológico, inclui aspectos importantes como a redução de recursos, a extensão do uso e a reciclagem. A economia circular é definida pelos “dez R’s”: Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reparar, Remodelar, Remanufaturar, Reaproveitar, Reciclar e Recuperar. Estes princípios fornecem às empresas e aos governos orientações claras sobre como melhorar a gestão de recursos.
Além disso, o Circularity Gap Report 2023 global da Deloitte e da Circle Economy mostra que a quota da economia circular na economia global é atualmente de apenas 7,2%, abaixo dos 9,1% em 2018. Apesar destes números preocupantes, cada vez mais empresas, governos, investidores e consumidores estão a reconhecer o potencial da economia circular. Podem ajudar a reduzir o consumo global de materiais até 30 por cento, alcançando assim benefícios não só ecológicos, mas também económicos.
A implementação da economia circular promete novos fluxos de receitas, aumentos de eficiência, poupanças de custos, bem como melhoria da reputação corporativa e cumprimento das regulamentações legais. Estes são argumentos de peso que são importantes não só para o desenvolvimento sustentável, mas também para a competitividade a longo prazo das empresas num mercado em mudança.