Crise na economia alemã: cortes de empregos e previsões pessimistas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A economia alemã parece pessimista em 2024: cortes de empregos, declínio da produção e fragilidades estruturais caracterizam a situação.

Crise na economia alemã: cortes de empregos e previsões pessimistas!

A economia alemã dirá adeus a 2023 num ano de crise marcado por numerosos cortes de empregos, falências e cancelamentos de grandes projetos. Os relatórios indicam que a crise actual é vista como mais grave do que os desafios económicos anteriores. A principal razão para isto são as fragilidades estruturais da localização alemã, que se tornam agora cada vez mais evidentes.

Como o Jornal do sul da Alemanha relatado, 31 das 49 associações empresariais classificam a situação actual como pior do que no ano passado, de acordo com um inquérito do Instituto Económico Alemão (IW). As perspectivas para 2024 são pessimistas: 20 associações esperam menor produção, enquanto apenas 16 prevêem aumento. As perspectivas e preocupações também são grandes no que diz respeito ao emprego, já que 25 associações esperam cortes de empregos, enquanto apenas 7 esperam que o número de funcionários aumente.

Perspectivas econômicas

O diretor da IW, Michael Hüther, disse que a economia alemã também estagnará em 2025. Ele enfatiza que o aumento dos custos de pessoal, a energia cara e a burocracia estão enfraquecendo significativamente a competitividade. A situação mundial incerta também está a inibir as actividades de exportação, enquanto a situação pouco clara antes das eleições federais na Alemanha está a abrandar a vontade de investir.

Um estudo da EY, divulgado no Funk alemã O relatório mostra um declínio médio nas vendas de 4% e um declínio nos lucros de 19% nos primeiros três trimestres para as 100 maiores empresas cotadas. O especialista da EY, Jan Brorhilker, enfatiza que muitas empresas estão, na verdade, encolhendo. Existe uma preocupação particular com o declínio da indústria automóvel, que é vista como um importante motor de crescimento. Dado que a indústria automóvel é crucial para a Alemanha como localização industrial, a sua crise também afecta vários outros sectores.