Crise no turismo nos EUA: Trump empalidece os visitantes internacionais!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os EUA experimentarão um declínio dramático no turismo sob Trump em 2025, ameaçando o PIB e o emprego.

Die USA erleben 2025 einen dramatischen Rückgang im Tourismus unter Trump, der das BIP und Arbeitsplätze gefährdet.
Os EUA experimentarão um declínio dramático no turismo sob Trump em 2025, ameaçando o PIB e o emprego.

Crise no turismo nos EUA: Trump empalidece os visitantes internacionais!

Os EUA vivem uma crise turística histórica durante o mandato de Donald Trump, que se reflecte em números alarmantes. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), os Estados Unidos foram o único país entre 184 países analisados ​​a registar um declínio nos gastos dos visitantes internacionais. Estas quedas resultam num dramático défice global de 29 mil milhões de dólares, com as despesas dos visitantes internacionais a serem reduzidas em até 12,5 mil milhões de dólares. Particularmente afetados são os números de visitantes do Canadá, que caiu 20,2 por cento, e da Europa Ocidental, onde houve um declínio de quase cinco por cento.

Em 2024, os turistas canadenses representavam um quarto de todos os viajantes estrangeiros nos Estados Unidos. No entanto, o turismo global está em franca expansão, com o número de visitantes a aumentar cinco por cento em termos anuais, enquanto países como o Japão registam números recorde de 3,9 milhões de turistas. Nos EUA, no entanto, registam-se declínios preocupantes no turismo, que os especialistas associam à retórica política, às proibições de entrada e às políticas alfandegárias que poderiam dissuadir particularmente a comunidade LGBTQ+.

Declínio no número de visitantes

Além disso, importa referir que o número de turistas alemães caiu dez por cento no primeiro trimestre de 2025. As reservas de voos para os EUA para o período de Maio a Julho são ainda onze por cento inferiores às do ano anterior. Os especialistas suspeitam que as quedas são menos um protesto político e mais um efeito sazonal. No entanto, os turistas canadianos que evitam os Estados Unidos podem resultar em enormes perdas económicas, com uma perda de 6 mil milhões de dólares e mais de 40.000 empregos em risco.

Os economistas alertam também que a queda dos números do turismo aumentará o défice comercial e terá um impacto negativo significativo nas comunidades das áreas metropolitanas turísticas. A Goldman Sachs estima que a economia dos EUA será atingida em até 90 mil milhões de dólares em 2025 como resultado deste desenvolvimento. O declínio do produto interno bruto (PIB) dos EUA já era de 0,5 por cento no primeiro trimestre de 2025 e a indústria do turismo representou cerca de três por cento do PIB em 2023 e sustentou 15 milhões de empregos.

Medidas urgentes necessárias

Os especialistas apelam a medidas urgentes para restaurar a confiança dos viajantes internacionais. Espera-se que uma reviravolta positiva só possa ser alcançada através de políticas e medidas específicas para aumentar a atratividade dos EUA como destino de viagem. Os desafios não podem ser subestimados, uma vez que o transporte internacional ainda é fortemente influenciado por factores políticos e económicos que vão além das preferências turísticas.

Você pode encontrar mais informações sobre o estado atual do turismo nos EUA em Mercúrio e Espelho.