Croácia: As empresas alemãs estão focadas no crescimento apesar da escassez de trabalhadores qualificados!
Economia croata: o inquérito mostra um clima de investimento positivo e a escassez de competências como o maior risco para o crescimento em 2026.

Croácia: As empresas alemãs estão focadas no crescimento apesar da escassez de trabalhadores qualificados!
A Câmara de Comércio e Indústria Alemão-Croata publicou o seu inquérito económico anual no início de maio de 2025, que mais uma vez confirmou a confiança das empresas alemãs na economia croata. Quase 90% das mais de 100 empresas membros participantes classificam a actual situação económica na Croácia como boa ou satisfatória. Esta avaliação positiva mostra a continuação do otimismo entre os investidores, o que se reflete claramente nas expectativas para 2026: mais de três quartos das empresas esperam um crescimento económico semelhante ou ainda mais forte no próximo ano. O que é particularmente digno de nota é que 86% dos inquiridos investiriam novamente na Croácia, sublinhando a confiança no mercado gtai.de relatado.
A Croácia é vista de forma positiva pelos investidores alemães, não só devido à sua adesão à UE, mas também devido à sua localização geográfica favorável e às condições económicas estáveis. Esses fatores tornam o país um local atraente para empresas que buscam perspectivas de negócios internacionais. Apesar deste clima geral positivo, a escassez de trabalhadores qualificados continua a ser o maior risco económico. Não só afecta a capacidade de produção, mas também leva à rejeição de encomendas adicionais, o que poderia ter um impacto negativo no crescimento.
Avaliações e desafios
A pesquisa mostra também que as empresas dependem cada vez mais de programas de formação internos e da expansão dos processos digitais em resposta à escassez de trabalhadores qualificados. Isto é crucial para compensar a falta de pessoal qualificado. Mais de metade das empresas promovem ativamente medidas de formação e digitalização para se manterem competitivas. No entanto, as empresas membros também apelam ao governo croata para que reduza os obstáculos burocráticos e torne a administração pública mais eficiente, a fim de melhorar ainda mais o clima de investimento. ahk.de complementado.
Além disso, foi identificado potencial de melhoria nas áreas de benefícios administrativos, administração pública e ambiente jurídico. Os representantes da empresa enfatizam a elevada confiabilidade do mercado croata, apesar dos desafios influenciados principalmente por eventos geopolíticos globais, como as novas políticas comerciais dos EUA. Mais de metade das empresas inquiridas vêem estes desenvolvimentos geopolíticos como um factor de risco para as suas actividades empresariais.
Globalmente, o inquérito reflecte a confiança da economia alemã na Croácia e mostra a necessidade de reformas necessárias para aumentar ainda mais a atractividade do país como local de investimento. As condições para futuros investimentos parecem estar criadas desde que os desafios existentes sejam ativamente abordados.