Kulmbach: As empresas estão mais otimistas apesar dos desafios!
As empresas em Kulmbach mostram uma tendência otimista, apesar da queda no volume de pedidos. A pesquisa econômica da IHK revela expectativas crescentes.

Kulmbach: As empresas estão mais otimistas apesar dos desafios!
A economia no distrito de Kulmbach mostra sinais de uma ligeira recuperação, apesar dos desafios contínuos causados pelas incertezas políticas globais. De acordo com um inquérito actual realizado pela Câmara de Indústria e Comércio (IHK) da Alta Francónia Bayreuth, as empresas em geral estão mais cépticas do que antes em relação à actual situação empresarial. No entanto, o índice de clima económico IHK permanece quase constante em 102 pontos. Isto deixa claro que muitas empresas em Kulmbach têm expectativas mais otimistas para o futuro, enquanto a avaliação atual da situação empresarial enfraqueceu Frank Post.
Quase metade das empresas de Kulmbach reportam um declínio no volume de encomendas internas, com 49% a serem afetadas negativamente. Estes desafios económicos também têm impacto no emprego, com apenas 14% dos entrevistados esperando um aumento na força de trabalho. Cerca de 23% temem uma diminuição do número de colaboradores. De acordo com Harry Weiß, vice-presidente da IHK, as incertezas políticas globais são um factor oneroso para a economia de Kulmbach e exigem decisões políticas favoráveis aos negócios.
Perspectivas para os próximos meses
Embora a actual situação empresarial seja avaliada como bastante fraca, os inquiridos estão mais optimistas em relação aos próximos doze meses. 29% das empresas esperam que a situação melhore, enquanto apenas 16% esperam que piore. Em comparação com o inquérito anterior, as empresas de Kulmbach estão mais optimistas, embora apenas 18% afirmem que as suas capacidades de produção são suficientemente utilizadas Dia da Francônia relatado.
A pesquisa também mostra que há um quadro misto quando se trata de investimentos. Apenas 15% das empresas planejam aumentar os investimentos. 30% esperam que os investimentos permaneçam os mesmos, enquanto 32% esperam uma diminuição. 23% dos entrevistados não têm planos de investir. Estas incertezas realçam a necessidade de sinais políticos claros por parte da economia.
Globalmente, pode dizer-se que o clima económico em Kulmbach é caracterizado por uma certa ambivalência. As expectativas optimistas para o futuro contrastam com a avaliação negativa da situação actual, que representa um desafio exigente para as empresas. No entanto, a combinação de uma perspectiva positiva e o desejo de medidas políticas estabilizadoras poderia ajudar as empresas de Kulmbach a emergirem mais fortes desta fase.