Prêmios artísticos: MANUFACTUM 2025 brilha em Dortmund!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Ministro da Economia, Neubaur, entregará o Prêmio Estadual MANUFACTUM em Dortmund em 21 de junho de 2025. Prêmio em dinheiro: 60.000 euros.

Wirtschaftsministerin Neubaur verleiht am 21. Juni 2025 den Staatspreis MANUFACTUM in Dortmund. Preisgeld: 60.000 Euro.
O Ministro da Economia, Neubaur, entregará o Prêmio Estadual MANUFACTUM em Dortmund em 21 de junho de 2025. Prêmio em dinheiro: 60.000 euros.

Prêmios artísticos: MANUFACTUM 2025 brilha em Dortmund!

No dia 21 de junho de 2025, aconteceu na Prefeitura de Dortmund a cerimônia de entrega do Prêmio MANUFACTUM estadual. Este importante prémio de arte aplicada e design no sector do artesanato, atribuído a cada dois anos pelo governo do estado da Renânia do Norte-Vestefália desde 1963, atraiu 353 candidaturas este ano.

Durante a cerimônia de premiação, a Ministra da Economia, Mona Neubaur, enfatizou o papel essencial das ideias e da paixão no artesanato. Um total de 60.000 euros em prémios monetários será atribuído para homenagear as realizações notáveis ​​dos artesãos e designers da Renânia do Norte-Vestfália. A exposição estatal “Manufactum” no Museu de Arte e História Cultural de Dortmund exibe obras premiadas e outras inscrições do concurso até 21 de setembro.

Vencedores e categorias dos prêmios

Os vencedores do Prêmio Estadual MANUFACTUM 2025 foram homenageados em seis categorias:

categoria Vencedor do prêmio
Imagem e mídia impressa Julian Braun de Colônia
Vestuário e textis Gabi Mett de Essen
Mobilia Paulo Vietz de Aachen
Objeto e escultura Anke Wolf de Stolberg
Viver e ao ar livre Uta K. Becker de Hopesthal/Rösrath
Objeto e escultura (preço especial) Zohair Zouirech de Dusseldorf

Como wirtschaft.nrw relata, o Prêmio do Público, que pode ser votado pelos visitantes da exposição, também foi criado para estimular a interação com as exposições.

Participação e organização

A participação no concurso foi dirigida a artesãos e designers com 25 anos ou mais que residam ou trabalhem na Renânia do Norte-Vestfália. O prazo de candidatura terminou em 23 de fevereiro de 2025. Os participantes foram obrigados a apresentar um trabalho que eles próprios conceberam e realizaram, devendo ser transparente o envolvimento de terceiros.

O concurso e a exposição foram organizados pela primeira vez pela Associação da Câmara de Artesanato da Alemanha Ocidental em colaboração com o Museu de Arte e História Cultural de Dortmund. A seleção dos trabalhos submetidos focou na precisão artesanal, no design inovador, bem como na implementação e tecnologia adequadas aos materiais. Trabalhos particularmente dignos de nota que não cumprissem todos os critérios de avaliação poderiam ser incluídos na exposição, mas foram excluídos da atribuição do prémio.

Esta iniciativa não se centra apenas no apoio ao artesanato, mas também promove a criatividade e o design da região, que está representado de forma impressionante na exposição. Os trabalhos dos premiados e demais participantes poderão ser vistos em Dortmund até 21 de setembro.

Os interessados ​​poderão encontrar mais informações e detalhes sobre os requisitos para participação em futuras competições em criativo.nrw.