A situação na indústria da China continua a deteriorar-se: o indicador decepcionante da Caixin sinaliza contracção económica.
De acordo com um relatório da FAZ.net, a situação na indústria chinesa deteriorou-se novamente. Depois de o indicador de sentimento publicado pelo governo já ter caído abaixo de um nível crítico, um indicador semelhante da revista de negócios “Caixin” causou amarga decepção. O índice “Caixin” caiu 1,1 ponto para 49,5 pontos em outubro, enquanto os analistas esperavam um aumento para 50,8 pontos. Um valor abaixo de 50 pontos indica uma contração da economia chinesa. Os dois indicadores, tanto o do governo como o índice “Caixin”, são altamente dependentes da situação económica externa da China, uma vez que o país exporta muito. No …

A situação na indústria da China continua a deteriorar-se: o indicador decepcionante da Caixin sinaliza contracção económica.
De acordo com um relatório da FAZ.net, a situação na indústria chinesa deteriorou-se novamente. Depois de o indicador de sentimento publicado pelo governo já ter caído abaixo de um nível crítico, um indicador semelhante da revista de negócios “Caixin” causou amarga decepção. O índice “Caixin” caiu 1,1 ponto para 49,5 pontos em outubro, enquanto os analistas esperavam um aumento para 50,8 pontos. Um valor abaixo de 50 pontos indica uma contração da economia chinesa.
Os dois indicadores, tanto o do governo como o índice “Caixin”, são altamente dependentes da situação económica externa da China, uma vez que o país exporta muito. No sector dos serviços, mais centrado no mercado interno, o clima também se deteriorou de acordo com ambos os indicadores, mas ainda está apenas em território de expansão.
O governo chinês tomou recentemente inúmeras medidas para estimular a fraca economia. Em particular, estão a ser feitas tentativas para estabilizar o mercado imobiliário em dificuldades, uma vez que este constitui uma parte significativa da economia. Houve sinais de recuperação, uma vez que o crescimento económico no terceiro trimestre foi melhor do que o esperado, aumentando 4,9% em termos anuais. Contudo, a descida dos índices dos gestores de compras mostra que as empresas continuam instáveis.
A evolução negativa na indústria chinesa poderá ter impacto no mercado e no sector financeiro. Uma contracção da economia chinesa poderia levar a um declínio nas exportações e, assim, ter um impacto negativo nas indústrias dependentes das exportações. As empresas direta ou indiretamente ligadas à China também poderão ser afetadas. Os investidores poderão reduzir os seus investimentos devido ao desenvolvimento económico incerto na China. Resta saber como o governo chinês continuará a combater a fraca economia e se a situação na indústria irá melhorar.
Leia o artigo fonte em www.faz.net