Expectativa de vida na Suíça: desafios e oportunidades para o sistema previdenciário
De acordo com um relatório de www.nzz.ch, a esperança de vida na Suíça mais do que duplicou nos últimos 150 anos e espera-se que continue a aumentar. Esta é uma evolução positiva, mas conduz à necessidade de ajustamentos nos sistemas de pensões. As consequências deste aumento poderão ser significativas para a indústria financeira e para o mercado. A idade normal de reforma não aumenta em consonância com o aumento da esperança de vida, o que poderia levar a estrangulamentos financeiros no seguro de velhice e sobrevivência (AHV). Dados de estatísticos federais mostram que a esperança de vida na idade da reforma aumentou significativamente e que mulheres e homens com 65 anos podem viver em média mais 23 anos. …

Expectativa de vida na Suíça: desafios e oportunidades para o sistema previdenciário
De acordo com um relatório de www.nzz.ch,
A esperança de vida na Suíça mais do que duplicou nos últimos 150 anos e espera-se que continue a aumentar. Esta é uma evolução positiva, mas conduz à necessidade de ajustamentos nos sistemas de pensões. As consequências deste aumento poderão ser significativas para a indústria financeira e para o mercado. A idade normal de reforma não aumenta em consonância com o aumento da esperança de vida, o que poderia levar a estrangulamentos financeiros no seguro de velhice e sobrevivência (AHV).
Dados de estatísticos federais mostram que a esperança de vida na idade da reforma aumentou significativamente e que mulheres e homens com 65 anos podem viver em média mais 23 anos. Isto representa um aumento de quase 70 por cento desde a introdução do AHV em 1948. Isto coloca grandes desafios aos sistemas de pensões, particularmente em termos de financiamento e redistribuição de recursos dos mais jovens para os mais idosos.
Pesquisas internacionais sugerem que existe uma expectativa de vida humana máxima “natural”, que é de 120 a 150 anos. Isto poderá ter um impacto financeiro nos sistemas de pensões à medida que as pessoas envelhecem.
Além disso, são esperados novos avanços na medicina, particularmente no diagnóstico e tratamento do cancro e na prevenção de doenças cardiovasculares. Esta evolução poderá levar as pessoas a viver ainda mais tempo, em média, aumentando assim ainda mais os encargos financeiros sobre os sistemas de pensões.
Embora também estejam a ser discutidos factores de influência opostos, como o aumento dos riscos para a saúde decorrentes de pandemias e alterações climáticas, muitos observadores ainda esperam um novo aumento na esperança de vida. Isto poderá levar a uma maior expansão das despesas com pensões se não forem feitos ajustamentos correspondentes aos sistemas de pensões.
Globalmente, espera-se que as pessoas na Suíça continuem a envelhecer, o que poderá ter um impacto significativo na indústria financeira e no mercado. Os ajustamentos aos sistemas de pensões e o planeamento financeiro prospectivo são, portanto, essenciais para garantir a estabilidade financeira.
Leia o artigo fonte em www.nzz.ch