Economia da Malásia: crescimento do PIB de 4,5% apesar dos problemas de exportação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Espera-se que a economia da Malásia cresça 4,5% no segundo trimestre de 2025, apoiada pelo consumo interno e pelos serviços. enfraquecer as exportações.

Malaysias Wirtschaft wächst im Q2 2025 voraussichtlich um 4,5 %, gestützt durch Binnenkonsum und Dienstleistungen. Exporte schwächen.
Espera-se que a economia da Malásia cresça 4,5% no segundo trimestre de 2025, apoiada pelo consumo interno e pelos serviços. enfraquecer as exportações.

Economia da Malásia: crescimento do PIB de 4,5% apesar dos problemas de exportação!

A economia da Malásia registou um crescimento contínuo no último trimestre. Segundo estimativas preliminares, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentará 4,5% no segundo trimestre de 2025 em relação ao ano anterior. Esta evolução positiva é principalmente apoiada pela forte procura interna, que compensa a fraqueza das exportações, relata Analista de mercado.

Os sectores dos serviços e da indústria transformadora desempenham um papel central no crescimento. No primeiro trimestre a taxa de crescimento foi de 4,4%. Os actuais dados de alta frequência relativos ao comércio retalhista, grossista, vendas de automóveis e despesas públicas apontam para uma melhoria da actividade económica. No entanto, as exportações continuam a ser um ponto fraco: em junho, as exportações caíram 3,5% em termos homólogos, atingindo o nível mais baixo desde dezembro de 2023.

Desafios das exportações

As entregas para a China, um dos parceiros comerciais mais importantes da Malásia, foram particularmente afetadas, caindo 9,3%. A actividade comercial em geral abrandou, reflectindo possivelmente a imposição de tarifas de importação de 19% pelos EUA, o que poderá pesar sobre o crescimento. O banco central, Bank Negara Malaysia, respondeu às perspectivas económicas mais fracas em Julho, cortando as taxas de juro pela primeira vez em cinco anos.

A redução das taxas de juro pretende dar um novo impulso à economia e mitigar os efeitos das incertezas do comércio global. Há também indicações de que a probabilidade de novos cortes nas taxas de juro este ano está a aumentar. Apesar destes desafios, o ringgit malaio permanece forte em relação ao dólar dos EUA, com uma subida de mais de 5% no acumulado do ano, criando margem para cortes nas taxas.

Previsões e perspectivas

Pesquisas separadas, como as da Reuters, mostram que o crescimento do PIB de 4,2% está previsto para todo o ano de 2025. Isto está abaixo da meta do governo de 4,5% a 5,5%. No entanto, as perspectivas para a economia da Malásia permanecem geralmente positivas graças à forte procura interna e às medidas específicas de política monetária, de acordo com o relatório económico do SECO elabora mais.