IVA: O novo corte do Vietname deverá estimular a economia!
O Ministro das Finanças, Nguyen Van Thang, anuncia um corte do IVA no Vietname para apoiar a economia em 13 de maio de 2025.

IVA: O novo corte do Vietname deverá estimular a economia!
Em 13 de maio de 2025, o Ministro das Finanças, Nguyen Van Thang, apresentou um projeto de resolução para reduzir o IVA no Vietname. A Assembleia Nacional decidiu reduzir a taxa de IVA para determinados grupos de bens e serviços de 10% para 8%. O período de vigência desta medida é de 1 de julho de 2025 a 31 de dezembro de 2026. O objetivo desta iniciativa é apoiar as empresas, reduzir custos de produção e aumentar a procura.
No entanto, estão excluídas da redução as telecomunicações, as atividades financeiras, a banca, os valores mobiliários, os seguros, as transações imobiliárias, os produtos metálicos, os produtos mineiros (exceto carvão) e os bens sujeitos a impostos especiais de consumo (exceto gasolina). Estas restrições podem limitar o impacto do corte no consumo interno e nos lucros das empresas.
Desafios e perspectivas econômicas
Apesar de alguns sucessos, a economia vietnamita continua a enfrentar desafios significativos. Os elevados custos de produção e a lenta melhoria do poder de compra interno estão a colocar pressão sobre a situação económica. Os EUA também anunciaram contra-tarifas sobre produtos provenientes do Vietname, o que complica ainda mais a situação. O Presidente do Comité Económico e Financeiro, Phan Van Mai, apoia a continuação da redução do IVA para alcançar uma tendência de crescimento de 8%.
As descidas esperadas nas receitas orçamentais do governo são alarmantes. Estes são estimados em aproximadamente 121,740 mil milhões de VND nos últimos seis meses de 2025 e em 2026. Destes, cerca de 39,540 mil milhões de VND serão no segundo semestre de 2025 e 82,200 mil milhões de VND em 2026. Existem preocupações sobre o quão estável e eficaz a política fiscal pode ser implementada.
Ações anteriores e lições do passado
Já em 1 de fevereiro de 2022, o Vietname introduziu uma redução temporária do IVA de 10% para 8%, válida até 31 de dezembro de 2022. Esta medida pretendia promover a recuperação económica após a pandemia de Covid-19 e afetou principalmente bens de importação, fabrico e processamento. Foram excluídos serviços bancários e de telecomunicações, metais e imóveis.
A redução naquela altura custou ao orçamento do Estado aproximadamente 49,4 biliões de VND (aproximadamente 2,2 mil milhões de dólares). Este montante foi estimado em um terço das perdas sofridas pela Alemanha no âmbito de uma medida semelhante. Os consumidores no Vietname sentiram a redução principalmente nas caixas dos supermercados, enquanto o impacto foi menor nos mercados tradicionais e nas lojas de rua. Foram observadas tendências positivas iniciais, mas também surgiram preocupações sobre possíveis perigos relacionados com a política fiscal.
Os especialistas exigem que o governo vietnamita tenha em conta as experiências de outros países, como a Alemanha, ao implementar a nova redução do IVA. Na Alemanha, uma medida semelhante durante a crise da Corona apresentou apenas resultados limitados, uma vez que os consumidores não traduziram as poupanças num aumento do consumo. No Vietname, o impacto psicológico do corte poderá ser mais pronunciado, o que significa que as poupanças poderão influenciar positivamente o comportamento de compra do consumidor. No entanto, esta redução deve ser acompanhada por uma verdadeira recuperação económica e pelo fim de todas as restrições relacionadas com o coronavírus.
As políticas económicas liberais do Vietname e vários acordos de comércio livre poderiam ajudar o país a reposicionar-se neste momento desafiador. Os próximos meses serão cruciais para verificar se as medidas poderão alcançar os efeitos desejados. Mais informações sobre as medidas planejadas e seus efeitos podem ser encontradas em Vietnam.vn e Freiheit.org.
Para mais detalhes visite Vietnã.vn e Liberdade.org.