Meta-ataques! Os dados do usuário agora serão usados para o desenvolvimento de IA.
Meta usará dados de usuários do Facebook e Instagram para treinamento de IA a partir de 27 de maio. O período de objeções terminou em 26 de maio. Os defensores da proteção de dados criticam a abordagem.

Meta-ataques! Os dados do usuário agora serão usados para o desenvolvimento de IA.
O Meta Group planeia utilizar os dados públicos dos seus utilizadores na Europa para treinar a sua inteligência artificial “Meta AI”. Esta medida entra em vigor na terça-feira, 27 de maio de 2025, e afeta conteúdos visíveis publicamente, como postagens, comentários, fotos, vídeos e histórias no Facebook e Instagram. Os usuários tiveram a oportunidade de se opor até 26 de maio de 2025 se não quisessem que seus dados fossem utilizados. O prazo expirou, o que significa que o acesso da Meta a esses dados já começou.
“Meta AI” já está integrado aos chats do Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp. No entanto, os chats pessoais no WhatsApp estão excluídos do treinamento de IA. Segundo a empresa, atualmente nenhum dado de usuários do WhatsApp da UE está sendo utilizado para fins de treinamento.
Processo de apelação e questões legais
Para se opor ao uso de dados, os usuários tiveram que encontrar e preencher um formulário oculto no Facebook ou Instagram. No entanto, os especialistas em protecção de dados criticam este processo como complicado e pouco transparente. O centro de aconselhamento ao consumidor da Renânia do Norte-Vestefália avaliou a utilização de dados como uma violação da lei europeia de protecção de dados e solicitou uma liminar no Tribunal Regional Superior de Colónia, que foi rejeitada.
Meta defende o uso de dados citando um “interesse legítimo” e argumenta que isso é necessário para promover a compreensão da cultura, língua e história alemãs pela IA. Os especialistas sublinham que os modelos de IA precisam de ser melhorados através do acesso a conteúdos do mundo real, sublinhando a necessidade de aproveitar os dados.
Os usuários são responsáveis
Uma vez expirado o período de objeção, os dados não poderão mais ser recuperados ou excluídos. Os utilizadores devem, portanto, tomar medidas para proteger os seus dados. No entanto, ainda não está claro até que ponto os utilizadores afetados são informados sobre as suas opções.
No geral, parece que o tratamento que a Meta faz dos dados dos seus utilizadores é uma questão controversa, enquanto a protecção de dados e os defensores dos consumidores apelam a uma adesão clara aos princípios constitucionais. Ainda não se sabe como a situação evoluirá.
Para obter mais informações sobre os detalhes dessas alterações, visite Rádio um e notícias diárias.