Os aluguéis em Istambul são muito caros para o chefe do banco central: a inflação gigantesca é a causa
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a situação atual do mercado de arrendamento turco é problemática. Até a presidente do banco central, Erkan, tem dificuldade em encontrar um apartamento adequado em Istambul e, por isso, voltou a viver com os pais. Isto ilustra a situação precária do mercado imobiliário turco, que está particularmente sobreaquecido na metrópole de Istambul. Este sobreaquecimento é ainda agravado pela inflação maciça. Em Novembro de 2023, a taxa de inflação foi de 62 por cento em comparação com o ano anterior, enquanto as rendas em Istambul aumentaram 77,1 por cento durante o mesmo período. O governo turco limitou então os aumentos dos aluguéis a 25%, o que por sua vez levou a...

Os aluguéis em Istambul são muito caros para o chefe do banco central: a inflação gigantesca é a causa
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
A situação actual no mercado de arrendamento turco é problemática. Até a presidente do banco central, Erkan, tem dificuldade em encontrar um apartamento adequado em Istambul e, por isso, voltou a viver com os pais. Isto ilustra a situação precária do mercado imobiliário turco, que está particularmente sobreaquecido na metrópole de Istambul.
Este sobreaquecimento é ainda agravado pela inflação maciça. Em Novembro de 2023, a taxa de inflação foi de 62 por cento em comparação com o ano anterior, enquanto as rendas em Istambul aumentaram 77,1 por cento durante o mesmo período. O governo turco respondeu limitando os aumentos das rendas a 25 por cento, mas isto está a causar mais problemas, à medida que os proprietários tentam livrar-se dos seus inquilinos para voltarem a alugar as propriedades por um preço múltiplo.
No seu papel como chefe do banco central, Erkan aumentou a taxa de juro directora em 8,5 pontos percentuais, para 40 por cento, a fim de combater a inflação. No entanto, não existem soluções sustentáveis para os problemas atuais do mercado de arrendamento.
A difícil situação no mercado de arrendamento turco e a inflação persistente não só têm impacto na situação habitacional das pessoas, mas também podem levar a novos problemas económicos. A incerteza no mercado imobiliário e as medidas temporárias de política monetária do banco central poderão promover instabilidade económica a longo prazo. Isto poderá levar a um declínio nos investimentos e a uma maior deterioração da situação económica na Turquia.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de