Os preços dos aluguéis nas cidades alemãs estão subindo enquanto os preços de compra estão caindo – especialistas financeiros analisam a evolução.
De acordo com um relatório da www.n-tv.de, os aluguéis nas cidades alemãs estão aumentando acentuadamente. A análise do especialista imobiliário Jones Lang LaSalle (JLL) mostra que, no segundo semestre de 2023, os aluguéis pedidos em Berlim, Hamburgo, Munique, Colônia, Frankfurt, Düsseldorf, Stuttgart e Leipzig aumentaram em média 8,2 por cento em comparação com o ano anterior. O aumento das rendas foi particularmente massivo em Berlim e Leipzig, com a procura a aumentar e a oferta a tornar-se mais escassa. Segundo especialistas, não há sinais de fim do aumento. O novo prédio está em crise devido ao aumento dos juros e dos preços dos materiais, e o governo federal está longe de atingir seu objetivo...

Os preços dos aluguéis nas cidades alemãs estão subindo enquanto os preços de compra estão caindo – especialistas financeiros analisam a evolução.
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, os aluguéis nas cidades alemãs estão aumentando acentuadamente. A análise do especialista imobiliário Jones Lang LaSalle (JLL) mostra que, no segundo semestre de 2023, os aluguéis pedidos em Berlim, Hamburgo, Munique, Colônia, Frankfurt, Düsseldorf, Stuttgart e Leipzig aumentaram em média 8,2 por cento em comparação com o ano anterior. O aumento das rendas foi particularmente massivo em Berlim e Leipzig, com a procura a aumentar e a oferta a tornar-se mais escassa.
Segundo especialistas, não há sinais de fim do aumento. As novas construções estão em crise devido ao aumento das taxas de juro e dos preços dos materiais, e o governo federal está longe do seu objectivo de construir 400.000 novos apartamentos anualmente.
Por outro lado, os preços pedidos de edifícios novos e apartamentos existentes nas metrópoles caíram em média 7,4 por cento no segundo semestre do ano em comparação com o ano anterior, o que indica que as expectativas de preços de compradores e vendedores estão distantes.
O impacto destes desenvolvimentos pode ser significativo. O forte aumento das rendas, combinado com a descida dos preços dos imóveis, poderá levar a um aumento da procura excessiva no mercado de arrendamento habitacional. Isto poderia aumentar a disparidade entre as rendas contratuais existentes e novas e agravar ainda mais a situação tensa nos mercados imobiliários.
Resta saber como estes desenvolvimentos irão impactar o mercado e o sector financeiro a longo prazo, mas os dados actuais apontam para desafios contínuos no mercado imobiliário alemão.
Leia o artigo original em www.n-tv.de