Salário mínimo reduz disparidade salarial na Alemanha

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

"Aumentos do salário mínimo: Diminuição da disparidade de rendimentos entre ricos e pobres - Descubra como o aumento do salário mínimo reduziu a disparidade de rendimentos na Alemanha."

"Mindestlohn steigt: Verdienstabstand zwischen Arm und Reich verringert sich – Erfahren Sie, wie die Anhebung des Mindestlohns die Einkommensunterschiede in Deutschland reduziert hat."
"Aumentos do salário mínimo: Diminuição da disparidade de rendimentos entre ricos e pobres - Descubra como o aumento do salário mínimo reduziu a disparidade de rendimentos na Alemanha."

Salário mínimo reduz disparidade salarial na Alemanha

De acordo com o Serviço Federal de Estatística, o aumento do salário mínimo reduziu a disparidade de rendimentos entre os que ganham mais e os que ganham mais na Alemanha. No período de abril de 2022 a abril de 2023, a disparidade salarial entre os dois grupos diminuiu. O aumento do salário mínimo de 9,82 euros para 12 euros foi um factor decisivo nesta evolução. Antes deste aumento, os trabalhadores com rendimentos elevados ganhavam 3,27 vezes o rendimento dos trabalhadores com rendimentos baixos em 2018, que aumentou para 3,28 vezes na primavera de 2022. Mas, um ano depois, este valor caiu para 2,98 vezes, o que representa uma mudança significativa.

Os grupos de renda são definidos pelo Departamento Federal de Estatística com base nos dez por cento superiores e inferiores da escala salarial. Em abril de 2023, o rendimento bruto médio do grupo inferior era de 12,25 euros, enquanto o do grupo superior era de 36,48 euros. O aumento nos salários dos trabalhadores com baixos rendimentos foi, em média, de 12,4 por cento, enquanto houve apenas um aumento de 1,9 por cento para os trabalhadores com rendimentos mais elevados.

Embora a disparidade salarial tenha diminuído tanto na Alemanha Ocidental como na Oriental, ainda existem diferenças regionais. Em Abril de 2023, os que ganhavam mais no oeste do país ganhavam 3,04 vezes mais que o grupo mais baixo, enquanto no leste ganhavam apenas 2,49 vezes. A evolução futura continua a mostrar potencial, uma vez que o salário mínimo legal aumentou novamente em 1 de janeiro de 2024, desta vez para 12,41 euros. Discute-se mesmo o aumento do salário mínimo para 15 euros no futuro, o que poderia ajudar a reduzir ainda mais a disparidade de rendimento entre os que ganham mais e os que ganham mais.