Relatório de outono do MINT: A Alemanha carece de quase 300.000 trabalhadores - necessidade urgente de ação para especialistas financeiros
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, há um relatório de outono do MINT do Instituto Económico Alemão IW, que mostra que há uma escassez de quase 300.000 trabalhadores nas profissões do MINT, incluindo académicos e trabalhadores qualificados. O relatório deixa claro que a necessidade destes trabalhadores continuará a crescer. As maiores lacunas existem nos empregos na energia e na eletricidade, e espera-se que a necessidade de trabalhadores STEM aumente significativamente nos próximos anos devido à evolução demográfica. O facto de a necessidade de especialistas em STEM continuar a crescer, ao mesmo tempo que o número de novos estudantes e o nível de proficiência matemática entre os estudantes está a diminuir, pode levar a um aumento do défice de competências. …

Relatório de outono do MINT: A Alemanha carece de quase 300.000 trabalhadores - necessidade urgente de ação para especialistas financeiros
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, há um relatório de outono do MINT do Instituto Económico Alemão IW, que mostra que há uma escassez de quase 300.000 trabalhadores nas profissões do MINT, incluindo académicos e trabalhadores qualificados. O relatório deixa claro que a necessidade destes trabalhadores continuará a crescer. As maiores lacunas existem nos empregos na energia e na eletricidade, e espera-se que a necessidade de trabalhadores STEM aumente significativamente nos próximos anos devido à evolução demográfica.
O facto de a necessidade de especialistas em STEM continuar a crescer, ao mesmo tempo que o número de novos estudantes e o nível de proficiência matemática entre os estudantes está a diminuir, pode levar a um aumento do défice de competências. A procura de substituição demográfica por trabalhadores STEM aumentará em 21 500 pessoas em cinco anos, o que poderá ser difícil se não houver trabalhadores qualificados suficientes disponíveis. Aponta-se também que as condições de trabalho nas profissões MINT continuam a ser atrativas, o que poderá intensificar a concorrência por trabalhadores qualificados.
Para colmatar estas lacunas, os autores do relatório sugerem atrair mais mulheres e imigrantes para carreiras STEM. Além disso, o sistema educativo em geral deve ser melhorado para promover o potencial dos alunos e estudantes nas disciplinas STEM. Estas medidas poderão ter um impacto positivo no mercado de trabalho CTEM e ajudar a reduzir o défice de competências.
No geral, a crescente lacuna de competências nas profissões MINT pode representar um desafio para as empresas e para a economia. Há indicações de que a concorrência pelos profissionais STEM poderá tornar-se mais intensa no futuro, o que poderá influenciar ainda mais os salários e as condições de trabalho nestas profissões. É importante que as empresas estejam preparadas para se adaptarem a estas condições em mudança no mercado de trabalho.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de