Médias empresas em crise: queda nas vendas e queda no emprego!
O índice DATEV de médias empresas mostra o atual declínio nas vendas nas médias empresas e o aumento dos salários. O emprego cai ligeiramente.

Médias empresas em crise: queda nas vendas e queda no emprego!
A situação actual nas médias empresas alemãs permanece tensa, como mostra o índice de médias empresas DATEV. Mesmo em Abril de 2023, a economia de média dimensão não registou qualquer crescimento, aumentando ainda mais as preocupações sobre a estabilidade económica. Alto Revisão de tráfego Aparentemente, o fundo ainda não foi alcançado neste sector.
Na comparação com o mês anterior, o índice subiu 2,3 pontos, para 93,5 pontos, após ajuste sazonal e de calendário. No entanto, se olharmos para a comparação do ano anterior, houve um declínio de 0,9 por cento, o que sublinha os desafios contínuos para muitas empresas. Em particular, no início do segundo trimestre, as médias empresas reportaram um declínio nominal nas vendas de 0,9 por cento em comparação com o mesmo mês do ano anterior, após ajustes sazonais e de calendário.
Declínio nas vendas e desenvolvimento salarial
Embora tenham sido registadas descidas nas vendas em quase todos os sectores, foram mais fracas em Abril do que em Março. O professor Robert Mayr manifestou preocupação com o elevado declínio nas vendas, que está a corroer a substância das pequenas e médias empresas. Contudo, nesta situação económica incerta, os salários estão a aumentar; De acordo com o índice de médias empresas DATEV, os salários aumentaram 4,4 por cento em Abril e estão, portanto, acima da evolução geral dos preços.
Os índices salariais sobem para uma média anual de 114,2 pontos, sendo 100 o valor para 2022. No entanto, este aumento surge num contexto de queda dos números do emprego. O índice de emprego caiu para 100,7 pontos em Abril, uma descida de 1,3 por cento face ao ano anterior.
Impacto no emprego
As pequenas empresas são particularmente afetadas, com o emprego a cair 1,9 por cento. As empresas de médio porte, por outro lado, são apenas minimamente afetadas. Esta evolução levanta questões sobre a estabilidade a longo prazo das pequenas e médias empresas e destaca a necessidade de medidas de apoio específicas.
As preocupações com as pequenas e médias empresas são, portanto, justificadas e é necessária uma estratégia abrangente para melhorar de forma sustentável a situação económica. Os interessados podem encontrar mais informações sobre as tendências e desenvolvimentos atuais em Persoblogger.