Semana de medição das comunicações móveis: É assim que fechamos os pontos mortos na Saxônia-Anhalt!
Saxônia-Anhalt inicia semana de medição de comunicações móveis para melhorar a cobertura 5G. Cidadãos registam pontos mortos até 1 de junho.

Semana de medição das comunicações móveis: É assim que fechamos os pontos mortos na Saxônia-Anhalt!
A semana de medição das comunicações móveis na Saxónia-Anhalt decorre até 1 de junho e tem como objetivo tornar visível a disponibilidade da rede na região. O Ministério das Infraestruturas e Assuntos Digitais de Magdeburg fornece informações sobre este assunto e convida os cidadãos a partilharem as suas experiências com a cobertura de telefonia móvel. A Ministra Lydia Hüskens (FDP) destaca os progressos na expansão das comunicações móveis 5G, mas salienta que cerca de 2,5 por cento do país ainda não está coberto por comunicações móveis. O ministério não pode indicar um número exacto de pontos mortos, uma vez que estes só são registados estatisticamente se não houver nenhum operador de rede disponível numa determinada área.
Os consumidores interessados têm a oportunidade de explorar a cobertura de telefonia móvel usando um smartphone e um aplicativo especial da Agência Federal de Redes. Os dados coletados fluem anonimamente para o mapa de buracos sem fio do registro predial gigabit. Isto serve para obter insights sobre a experiência do usuário e aumentar a qualidade da cobertura das comunicações móveis. Os pontos mortos são particularmente visíveis em regiões como Harz, Altmark, Mansfeld-Südharz, Anhalt-Bitterfeld e Börde.
Status atual da cobertura da rede
De acordo com a Agência Federal de Redes, a cobertura 5G na Saxônia-Anhalt é atualmente de cerca de 91%. Todos os quatro principais operadores de rede – Deutsche Telekom, Vodafone, Telefónica/O2 e 1&1 Drillisch – prometem atingir a cobertura total das famílias 5G até ao final de 2025. No entanto, a cobertura total pode demorar mais tempo em áreas de difícil acesso. A voz do povo relata que mesmo em áreas onde os operadores de rede estão activos, os consumidores podem estar em zonas mortas.
Para colmatar os pontos mortos, é necessária uma cooperação estreita entre o estado da Saxónia-Anhalt e os operadores de rede. No entanto, desafios como longos procedimentos de aprovação e dificuldades na ligação à electricidade devem ser ultrapassados. A construção de um site de telefonia celular ocorre em diversas etapas: desde a definição de uma área de busca, passando pela aquisição da localização e licenças de construção, até a ativação da rede.
Pontos mortos e qualidade da rede em foco
Como o Alemães do Sul relataram que existem diferenças na disponibilidade da rede nas áreas urbanas e rurais na Alemanha. Embora seja normalmente garantida uma cobertura suficiente nas cidades, as regiões rurais têm frequentemente zonas mortas maiores. O alcance dos mastros 5G é geralmente de 1 a 2 quilômetros. Com a semana de medição das comunicações móveis, os organizadores esperam melhorar a situação da rede, envolvendo ativamente os utilizadores e incorporando o seu feedback em futuros planos de expansão.