Pensão da mãe em risco! A União e o SPD discutem planos de reforma caros
A União e o SPD pretendem ampliar a pensão materna em 2025. Os pais deverão ser beneficiados independentemente do ano de nascimento dos filhos.

Pensão da mãe em risco! A União e o SPD discutem planos de reforma caros
A discussão sobre as pensões das mães está actualmente a ganhar força, enquanto a União e o SPD mantêm a perspectiva de expandir os regulamentos de pensões para os pais. De acordo com os planos actuais, todos os pais deveriam receber três pontos de pensão, independentemente do ano de nascimento dos filhos. Isto foi feito por fr.de relatado.
No entanto, a seguradora de pensões alemã alertou para os elevados custos desta medida e questionou o financiamento. Atualmente, não existem contribuições específicas para o fundo de pensões para a pensão da mãe. Os pais que não trabalham para criar os filhos não pagam as suas próprias contribuições. De acordo com a regulamentação existente, são contados até 2 anos e 6 meses para crianças nascidas antes de 1992, enquanto até 3 anos podem ser contados para crianças nascidas depois de 1992. Podem ser considerados no máximo 10 anos de períodos de consideração de filhos, independentemente do ano de nascimento.
Altos custos e demandas por financiamento fiscal
Para os próximos anos, os custos da pensão materna estão estimados em 25 mil milhões de euros em 2025, cerca de 26 mil milhões de euros em 2026 e cerca de 27 mil milhões de euros em 2027. Uma expansão de meio ponto de pagamento poderia custar 4,5 mil milhões de euros adicionais. Gundula Roßbach, Presidente do Seguro de Pensões Alemão, apelou a que as pensões das mães fossem financiadas através de impostos. Caso contrário, a contribuição para o seguro de pensões poderá aumentar 0,25 pontos percentuais.
O direito à pensão de mãe aplica-se às pessoas que recebem uma pensão e cujos períodos de educação dos filhos nascidos antes de 1992 foram tidos em conta no cálculo. O tempo gasto na criação dos filhos geralmente é atribuído a um dos pais, geralmente a mãe, mas pais, pais do mesmo sexo, pais adotivos e adotivos e avós também podem solicitar esse crédito. Estudos mostram que as pensões maternas não reduzem significativamente a disparidade nas pensões entre homens e mulheres. Pelo contrário, uma melhoria sustentável da situação requer uma melhor infra-estrutura de cuidados para facilitar o regresso das mães ao trabalho.
Continuou a reportar deutsche-rentenversicherung.de sobre o histórico da pensão da mãe. Isto foi introduzido em 1º de janeiro de 2014 e representa um melhor reconhecimento dos períodos de educação dos filhos para crianças nascidas antes de 1992. Desde 1º de julho de 2019, existe uma pensão materna II, que reconhece até 2,5 anos de educação dos filhos para cada criança nascida antes de 1992. Para crianças nascidas depois de 1992, até três anos de educação continuarão a ser creditados.
Os planos para a pensão de maternidade III estão actualmente a ser discutidos pela CDU/CSU e pelo SPD, mas ainda não está claro quando e se serão implementados. O seguro de pensões alemão não pode actualmente fornecer qualquer informação sobre estes novos regulamentos.