Transporte local em agitação: Verdi pede greves na Baixa Saxônia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Verdi anuncia greves de alerta de dois dias nos transportes locais para exigir melhores salários. Próximas negociações em 28 de maio.

Verdi kündigt zweitägige Warnstreiks im Nahverkehr an, um bessere Löhne zu fordern. Nächste Verhandlungen am 28. Mai.
Verdi anuncia greves de alerta de dois dias nos transportes locais para exigir melhores salários. Próximas negociações em 28 de maio.

Transporte local em agitação: Verdi pede greves na Baixa Saxônia!

O sindicato Verdi apelou a paralisações de trabalho de um dia nos transportes públicos locais, previstas para terça e quarta-feira em várias regiões da Alemanha. Como o Alemães do Sul informou que já haviam sido registrados longos tempos de espera por ônibus na última quarta-feira devido a uma greve anterior. Cerca de 2.500 funcionários foram convocados a entrar em greve.

O negociador do Verdi, Heiko Groppe, criticou duramente o lado patronal e criticou a falta de uma oferta adequada. A atual oferta de aumento salarial é vista como um retrocesso em relação aos funcionários do transporte público municipal. Como pano de fundo, verifica-se também uma escassez crescente de trabalhadores qualificados, o que está a colocar pressão sobre a situação dos transportes locais. De acordo com um estudo da Associação das Empresas de Transporte Alemãs, 80% das empresas de transporte na Alemanha já sofrem de falta de pessoal.

Aumento da escassez de trabalhadores qualificados

As previsões são alarmantes: serão necessários mais 20 mil motoristas até 2030. Groppe alerta para as possíveis consequências de uma política tarifária de dumping, que na pior das hipóteses poderia levar ao colapso do serviço de transporte. Verdi rejeitou a oferta da Associação de Empregadores de Transporte Local da Baixa Saxônia (AVN) como inadequada. Os funcionários sujeitos ao acordo coletivo da empresa de transporte da Baixa Saxônia ganham significativamente menos do que os seus colegas do acordo coletivo de transporte local (TV-N). Os salários nos serviços de condução variam até 3,30 euros por hora.

Para pressionar os empregadores, a data da greve foi marcada antes das provas Abitur. O objetivo é garantir maior participação dos colaboradores nas greves de alerta. Esta estratégia já ficou evidente durante a primeira greve de alerta durante todo o dia nos transportes públicos locais, no dia 22 de abril de 2025, na qual várias empresas foram afetadas. Estes incluem KVG Braunschweig, KVG Stade e empresas de transporte regionais.

rodada de negociações

Groppe pede a equalização dos salários e espera avanços na próxima rodada de negociações, em 28 de maio. A última oferta patronal, apresentada em 24 de março de 2025, previa apenas dois aumentos salariais mínimos num período de 36 meses. Esta sugestão foi rejeitada por Verdi como “completamente inadequada”. Marian Drews, também do Verdi Baixa Saxónia-Bremen, destaca o melhor potencial de ganhos noutras áreas tarifárias.

A situação nos transportes locais continua tensa e a próxima semana de greve mostrará se é possível chegar a um acordo entre as partes. O sindicato apela à solidariedade dos trabalhadores para conseguir maior assertividade nas negociações e espera uma participação ativa nas ações de protesto anunciadas.