Nova idade de reforma na Alemanha: o que isso significa para os cidadãos? Um especialista financeiro explica isso
De acordo com um relatório de www.karlsruhe-insider.de, a actual reforma das pensões estipula que a idade de reforma na Alemanha poderá em breve aumentar significativamente. Os especialistas prevêem que a idade de reforma aumentará de 67 para 68 anos para os nascidos em 1983. Prevê-se também que no futuro possa mesmo subir para 69 anos, o que significaria que as pessoas teriam de trabalhar até esta idade para se reformarem sem deduções. Isto poderia representar um pesado encargo financeiro, em particular para os trabalhadores com baixos rendimentos, exigindo, portanto, um ajustamento do sistema de pensões. O aumento da esperança de vida e o aumento da idade de reforma que lhe está associado poderão ter um impacto significativo no mercado de trabalho e no setor financeiro. Para …

Nova idade de reforma na Alemanha: o que isso significa para os cidadãos? Um especialista financeiro explica isso
De acordo com um relatório de www.karlsruhe-insider.de,
A actual reforma das pensões estipula que a idade de reforma na Alemanha poderá em breve aumentar significativamente. Os especialistas prevêem que a idade de reforma aumentará de 67 para 68 anos para os nascidos em 1983. Prevê-se também que no futuro possa mesmo subir para 69 anos, o que significaria que as pessoas teriam de trabalhar até esta idade para se reformarem sem deduções. Isto poderia representar um pesado encargo financeiro, em particular para os trabalhadores com baixos rendimentos, exigindo, portanto, um ajustamento do sistema de pensões.
O aumento da esperança de vida e o aumento da idade de reforma que lhe está associado poderão ter um impacto significativo no mercado de trabalho e no setor financeiro. Para o mundo do trabalho, isto significa que os trabalhadores mais velhos permanecerão mais tempo na sua vida ativa e as empresas terão cada vez mais de se adaptar a uma força de trabalho envelhecida. Além disso, a estrutura etária da população poderá mudar, o que por sua vez poderá ter impacto no consumo e na economia.
No setor financeiro, um aumento da idade de reforma poderia levar a uma maior procura de poupanças a longo prazo e de produtos de investimento, uma vez que as pessoas têm de poupar durante mais tempo para as suas pensões. Ao mesmo tempo, os seguros de pensões e os produtos de pensões privados poderiam tornar-se mais importantes, a fim de colmatar as lacunas na prestação de serviços na velhice.
Resta saber como a população reagirá à reforma planeada das pensões e até que ponto os políticos farão novos ajustamentos a fim de conciliar o aumento da esperança de vida e a idade de reforma.
Leia o artigo original em www.karlsruhe-insider.de