Trabalhadores de cervejarias do norte da Alemanha iniciam greve de alerta de 24 horas!
Negociação coletiva para cervejarias no norte da Alemanha: greve de alerta em 26 de maio de 2025 exige aumento salarial de 6%. Impacto nos mercados pequeno.

Trabalhadores de cervejarias do norte da Alemanha iniciam greve de alerta de 24 horas!
Em 26 de maio de 2025, a negociação coletiva dos funcionários das cervejarias do norte da Alemanha não conseguiu chegar a um acordo no segundo dia de negociações. Como resultado, o sindicato apela aos trabalhadores da produção para que façam uma greve de alerta de 24 horas. Os afetados incluem a cervejaria Flensburg e a cervejaria Carlsberg em Hamburgo.
A greve de alerta começa às 6h de terça-feira no turno da manhã, o que significa que não haverá engarrafamento de cerveja e limonada neste horário. O sindicato estima que o impacto nas prateleiras dos supermercados será provavelmente pequeno, a menos que os produtos já tenham poucos stocks. Outras greves de alerta estão planejadas em Berlim, na Renânia do Norte-Vestfália, na cervejaria Hasseröder na Saxônia-Anhalt e na cervejaria Jever na Baixa Saxônia.
Reclamações e ofertas do empregador
O sindicato exige um aumento salarial retroativo de 6% para os empregados a partir de 1º de abril de 2023. Em contrapartida, o lado patronal fez uma oferta de um aumento de 1% a partir de 1º de outubro de 2025 e um aumento adicional de 2,1% a partir de 1º de abril de 2026. Prevê-se que o novo acordo coletivo vigore até 31 de dezembro de 2026. No entanto, o negociador sindical rejeitou a oferta patronal.
Estas greves e reivindicações fazem parte de uma discussão mais ampla na indústria alimentar, onde também ocorre a negociação colectiva. O Sindicato Alimentação-Gourmet-Gastronomia (NGG) exige um aumento salarial de 6,6 por cento para cerca de 6.500 funcionários de empresas alimentares. Além disso, os estagiários deverão receber mais 150 euros e os colaboradores também gostariam de ter um dia de folga adicional para se prepararem para os exames antes de cada exame.
Empresas afetadas e diferenças regionais
As demandas da NGG são dirigidas, entre outras coisas, contra grandes empresas como a Dr. Oetker em Wittlich, a sede da Nestlé em Frankfurt e as localidades de Milupa em Fulda e Friedrichsdorf. O sindicato procura também conversações para abolir as classes locais no acordo coletivo de trabalho e vencimentos, uma vez que existe atualmente uma diferença salarial de cerca de 60 euros por mês para trabalhadores qualificados, dependendo da localização. O acordo coletivo de trabalho existente foi rescindido em 31 de março de 2025.
Globalmente, a evolução actual na indústria cervejeira e alimentar mostra uma tensão crescente entre as exigências dos trabalhadores e as ofertas dos empregadores, o que deverá alimentar ainda mais a discussão sobre salários e condições de trabalho justos.
Para mais detalhes sobre a negociação coletiva na indústria cervejeira, o Jornal do sul da Alemanha, enquanto o NGG informados sobre a situação da indústria alimentar.