Economista alerta: O baixo crescimento está a tornar-se a norma na Alemanha
Economia alemã enfrentando baixo crescimento permanente? Economista alerta para perspectivas futuras sombrias. Saiba mais sobre a previsão aqui.

Economista alerta: O baixo crescimento está a tornar-se a norma na Alemanha
A economia alemã está numa fase de estagnação e, segundo um economista, os períodos de contracção tornar-se-ão mais comuns no futuro. As previsões do Fundo Monetário Internacional sugerem que o crescimento económico na Alemanha será de apenas 0,2 por cento em 2024, com uma estimativa ligeiramente mais optimista de 1,3 por cento em 2025. No entanto, há pouco que sugira um forte crescimento a longo prazo.
O chefe de investigação económica do Instituto Ifo, Timo Wollmershäuser, alertou para uma nova normalidade na Alemanha, em que o baixo crescimento se tornará a regra. As empresas e os consumidores terão provavelmente de se preparar para que períodos de fraqueza económica ocorram com frequência. Apesar desta previsão sombria, existe uma certa tendência de recuperação no curto prazo, diminuindo o risco de recessão.
Uma potencial recuperação da economia alemã é também apoiada pelo aumento do comércio global, do qual as empresas alemãs poderão beneficiar. No entanto, o conflito no Médio Oriente continua a ser uma ameaça potencial, especialmente através dos possíveis impactos nos preços do petróleo bruto e nas rotas comerciais globais.
No que diz respeito ao consumo privado, Wollmershäuser vê potencial para aumentos através de salários mais elevados e inflação mais baixa, mas a incerteza política na Alemanha poderá levar à contenção do consumo. As políticas imprevisíveis do governo federal estão a alimentar a incerteza entre os consumidores e a conduzir à "poupança preventiva", o que poderia prejudicar o crescimento económico através do consumo privado se o governo não criar linhas claras e confiança.