Visão geral das empresas austríacas: Lucros do pacote de estímulo económico da Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Áustria e a Alemanha estão a reforçar as suas economias com pacotes no valor de milhares de milhões. O foco está na infraestrutura e na proteção climática.

Österreich und Deutschland stärken ihre Wirtschaft durch milliardenschwere Pakete. Fokus liegt auf Infrastruktur und Klimaschutz.
A Áustria e a Alemanha estão a reforçar as suas economias com pacotes no valor de milhares de milhões. O foco está na infraestrutura e na proteção climática.

Visão geral das empresas austríacas: Lucros do pacote de estímulo económico da Alemanha!

Em 12 de maio de 2025, o novo governo federal austríaco anunciou em Viena um pacote abrangente de poupanças de milhares de milhões de dólares. Ao mesmo tempo, o governo federal em Berlim está a trabalhar num pacote de estímulo económico no valor de 500 mil milhões de euros. Este pacote destina-se a ajudar a economia alemã e também poderá ter efeitos positivos na Áustria.

O Ministro da Economia, Wolfgang Hattmansdorfer (ÖVP), reuniu-se com a sua homóloga Katherina Reiche (CDU) em Berlim. O foco da conversa foram os temas infraestrutura, digitalização e proteção climática. Hattmansdorfer enfatizou que a Áustria poderia beneficiar de uma recuperação económica na Alemanha, especialmente no que diz respeito à economia orientada para a exportação do país.

Exportações e dependência corporativa

Em 2024, cerca de 30% de todas as exportações austríacas, o que corresponde a mais de 56 mil milhões de euros, serão entregues à Alemanha. Muitas empresas austríacas são parte integrante das cadeias de abastecimento alemãs e, portanto, dependem fortemente da procura na Alemanha. Existem oportunidades particularmente grandes para as empresas austríacas em engenharia mecânica e de instalações, fornecedores automóveis, tecnologia de controlo e automação e tecnologias ambientais e energéticas.

A líder de mercado Strabag, que emprega 40.000 pessoas e também atua na Alemanha, vê o planejado fundo especial para infraestrutura como um passo importante. No entanto, o CEO Stefan Kratochwill espera que os primeiros projetos deste pacote não comecem antes de 2026, no mínimo. No entanto, para desenvolver todo o impacto do pacote, é necessário acelerar os processos de planeamento e aprovação na Alemanha, sublinha Kratochwill.

Desafios e preocupações económicas

Além disso, o antigo ministro da Economia alemão, Robert Habeck, apela a reformas para aumentar a competitividade da região. Na Alemanha, é enfatizada a importância de relações comerciais estáveis ​​com países parceiros fiáveis, a fim de reforçar a resiliência da economia alemã. Isto inclui não apenas parceiros na UE, mas também países fora da União.

O Governo Federal gostaria de ter melhor em conta os riscos das interdependências económicas, especialmente no contexto de governos autocráticos e da guerra de agressão russa em curso contra a Ucrânia. A diversificação das relações comerciais, de abastecimento e de matérias-primas é considerada necessária, embora isso possa envolver custos mais elevados e possíveis desvantagens competitivas. O Governo Federal está assim respondendo às vozes críticas no que diz respeito à diversificação máxima e aos desafios associados.

Globalmente, a situação económica permanece tensa tanto na Alemanha como na Áustria, mas as medidas planeadas oferecem oportunidades para uma melhor cooperação económica.

Você pode encontrar mais detalhes sobre os esforços do Governo Federal em Berlim nos relatórios do correio assim como Bundestag.