A Alemanha Oriental está se aproximando: a Turíngia atinge o nível da Baviera!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O estudo mostra que a Alemanha Oriental está a recuperar o atraso económico. São discutidos desafios e oportunidades para inovação e desenvolvimento.

Studie zeigt, dass Ostdeutschland wirtschaftlich aufholt. Herausforderungen und Chancen für Innovation und Entwicklung diskutiert.
O estudo mostra que a Alemanha Oriental está a recuperar o atraso económico. São discutidos desafios e oportunidades para inovação e desenvolvimento.

A Alemanha Oriental está se aproximando: a Turíngia atinge o nível da Baviera!

Em 18 de maio de 2025, foram publicados os resultados do estudo “ifo Fact Monitor East Germany”, que oferece uma análise abrangente da evolução económica, social e científica nos estados federais da Alemanha Oriental. O estudo, preparado pelo Instituto Ifo de Dresden em nome da Fundação Central Alemã para a Ciência e a Educação, mostra que, embora a Alemanha Oriental tenha registado uma recuperação significativa em várias áreas, ainda existem diferenças estruturais em relação ao Ocidente. A quota industrial da Turíngia atingiu agora o nível da Baviera, o que é visto como um sinal positivo para a região.

A análise baseia-se em cerca de 170 indicadores e destaca as diferenças dentro da Alemanha Oriental e em comparação com a Alemanha Ocidental. Embora a Alemanha Oriental esteja a fazer progressos no desempenho económico, nas despesas de investigação e na qualidade de vida, o estudo também conclui que o desempenho económico da Alemanha Oriental é apenas 86 por cento da média da Alemanha Ocidental, medido pelo produto interno bruto por hora trabalhada.

Desenvolvimento económico e desafios

A evolução económica no Leste da Alemanha mostra um quadro diferenciado: entre 2019 e 2024, o crescimento económico anual no Leste foi de 0,3 por cento, enquanto nenhum crescimento foi registado no Oeste. O que é particularmente surpreendente é a quota de exportação da Saxónia, que é de 32% e está acima da média da Alemanha Ocidental. Além disso, a Saxónia, juntamente com Berlim, é um dos líderes em despesas de investigação.

Outro resultado do estudo é a menor estrutura salarial nos novos estados federais. Os salários horários na Alemanha Oriental estão cerca de 12% abaixo do nível da Alemanha Ocidental e, nas regiões rurais, são até 17% mais baixos. Apesar dos salários mais baixos, os salários reais na Alemanha Oriental são colocados em perspectiva em mais de 90 por cento do nível ocidental devido ao custo de vida mais baixo. A proporção da população estrangeira na Alemanha Oriental é de 7,2%, no Ocidente é de 15,6%.

Ferramentas estratégicas e perspectivas futuras

O distrito de Saarow considerou o monitor uma ferramenta estratégica para tornar visíveis as oportunidades económicas e apela a que as medidas de política estrutural se baseiem em dados. Frank Nehring, porta-voz do distrito de Saarow, sublinha que a Alemanha Oriental deve ser vista como um laboratório para o futuro. Deve haver mais confiança nos próprios pontos fortes e a coragem para adoptar novas abordagens de política económica deve ser encorajada.

Foram levantadas questões específicas sobre a promoção do desenvolvimento económico na região, incluindo a forma como as pequenas empresas podem ter sucesso em tornar-se motores de inovação e qual o papel que as universidades da Alemanha Oriental poderiam desempenhar como centros de inovação. O objetivo é criar um ecossistema industrial visível para trabalhadores qualificados e investigação.

  • Was ist notwendig, damit kleine Unternehmen in Ostdeutschland Innovationstreiber werden?
  • Wie können ostdeutsche Hochschulen zu Innovationszentren werden?
  • Was fehlt, damit Ostdeutschland ein sichtbares industrielles Ökosystem für Fachkräfte und Forschung wird?

Os membros do Círculo Saarow não se consideram um grupo de interesse clássico. Pelo contrário, vêem-se a si próprios como uma plataforma de orientação, discussão e mudança. O “Diálogo Saarow” visa fornecer impulsos e discutir novos conceitos de política económica e industrial, a fim de garantir e expandir de forma sustentável a criação de valor e a produtividade na Alemanha Oriental.

A análise abrangente do desenvolvimento económico na Alemanha Oriental oferece muitos pontos de partida para futuras discussões e medidas que possam fazer avançar ainda mais a região. Mais informações podem ser encontradas no estudo disponível em zdf.de e mitteldeutsche-stiftung.de são visíveis.