Seguro de assistência em foco: alterações na sobretaxa de benefícios são iminentes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O especialista em IW, Maximilian Stockhausen, discute o futuro do seguro de cuidados de longo prazo e pede mudanças para aliviar a carga do fundo de seguro de cuidados de longo prazo.

IW-Experte Maximilian Stockhausen diskutiert über die Zukunft der Pflegeversicherung und fordert Veränderungen zur Entlastung der Pflegekasse.
O especialista em IW, Maximilian Stockhausen, discute o futuro do seguro de cuidados de longo prazo e pede mudanças para aliviar a carga do fundo de seguro de cuidados de longo prazo.

Seguro de assistência em foco: alterações na sobretaxa de benefícios são iminentes!

No discurso atual sobre o financiamento do seguro de cuidados de longa duração, o especialista em IW Maximilian Stockhausen questionou os regulamentos existentes no “Rheinische Post”. Ele pede a abolição ou condições estritas do complemento de desempenho em internação. Alto ad-hoc-news.de Atualmente, todos os que necessitam de cuidados beneficiam do complemento, independentemente do seu rendimento ou situação financeira. Isto poderia levar a uma redução significativa da carga sobre o fundo de cuidados de enfermagem se os idosos com rendimentos de reforma ou bens mais elevados fossem excluídos deste subsídio.

A discussão sobre o âmbito dos benefícios é necessária, especialmente tendo em conta os desafios financeiros colocados pela geração baby boomer, que está cada vez mais reformada. Os desafios incluem a previsão de um aumento iminente nos prémios de 0,3 pontos percentuais no seguro de cuidados de longa duração até 2026, o mais tardar, conforme esperado pelo DAK.

Suplementos de benefícios em atendimento totalmente hospitalar

O suplemento de desempenho, cujos regulamentos estão actualmente a ser testados, desempenha um papel central no encargo financeiro dos residentes de lares de idosos. Para cuidados totalmente hospitalares, esta sobretaxa é calculada com base nas contribuições pessoais reais para os custos de cuidados, incluindo os custos de formação. O cálculo é feito somando os custos de cuidados específicos, bem como os custos de formação e deduzindo os valores das prestações fixas do fundo de seguro de cuidados, dependendo do respetivo nível de cuidados. Isto é feito pelo Centro de aconselhamento ao consumidor explicou.

A duração da permanência em uma instituição de acolhimento é calculada em meses e os meses parciais são creditados integralmente. As alterações no seguro residencial ou de saúde permanecem irrelevantes no cálculo da sobretaxa. Um exemplo ilustra como os custos são divididos: Uma pessoa no nível de cuidados 3 que vive numa instituição de cuidados há 19 meses tem custos totais de cuidados de 2.654,00 euros. Depois de deduzida a parte do fundo de cuidados de enfermagem, fica com uma contribuição própria de 1.335,00 euros. Com a sobretaxa de desempenho de 30%, este valor reduz para 934,50 euros, o que representa uma diferença financeira importante para os residentes do lar.

É importante salientar que os custos de alojamento, alimentação e custos de investimento devem continuar a ser suportados pela pessoa que necessita de cuidados. A actual discussão sobre suplementos de prestações poderá ter efeitos de longo alcance na situação financeira de muitas das pessoas afectadas, o que sublinha mais uma vez a necessidade de reformas no seguro de cuidados de longa duração.