Projeto piloto começa na Alemanha: 50 empresas testam a semana de quatro dias
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, A semana de quatro dias como projecto piloto: alguns países já a testaram ou introduziram, e um projecto piloto com 50 empresas está agora a começar na Alemanha. Estudos sugerem que a semana de quatro dias melhora a saúde e a satisfação dos funcionários. Existem dois modelos: a semana comprimida de quatro dias, em que o funcionário trabalha em tempo integral em quatro dias, e a semana reduzida de quatro dias, em que a jornada semanal de trabalho é reduzida. Segundo a professora Laura Venz, estudos confirmam que a semana de quatro dias leva a maior satisfação, melhor saúde e bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Mudar de uma semana de cinco dias para uma semana de quatro dias pode parecer incomum à primeira vista...

Projeto piloto começa na Alemanha: 50 empresas testam a semana de quatro dias
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
A semana de quatro dias como projeto piloto: alguns países já a testaram ou introduziram, e um projeto piloto com 50 empresas está agora a começar na Alemanha. Estudos sugerem que a semana de quatro dias melhora a saúde e a satisfação dos funcionários. Existem dois modelos: a semana comprimida de quatro dias, em que o funcionário trabalha em tempo integral em quatro dias, e a semana reduzida de quatro dias, em que a jornada semanal de trabalho é reduzida.
Segundo a professora Laura Venz, estudos confirmam que a semana de quatro dias leva a maior satisfação, melhor saúde e bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Mudar de uma semana de cinco dias para uma semana de quatro dias pode ser incomum no início, mas leva a um aumento de eficiência e produtividade. Em outros países, a semana de quatro dias foi mantida após as fases de teste. Na Alemanha, 50 empresas participam num projecto-piloto que está a ser avaliado cientificamente.
No entanto, a introdução da semana de quatro dias pode exigir uma reestruturação dependendo do setor e da área de responsabilidade. As empresas devem considerar como as tarefas de trabalho podem ser distribuídas e, se necessário, como podem ser contratados funcionários adicionais. No entanto, apesar de desafios como custos e limitações de produtividade, a semana de quatro dias pode ser uma grande alavanca para torná-la mais atrativa para os empregadores, especialmente em áreas com escassez de competências. Hoje em dia, os candidatos podem fazer exigências e a possibilidade de uma semana de quatro dias pode ser um critério decisivo na escolha de um empregador.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de