Choque de preços para todos: as lojas alertam para novos aumentos na Áustria!
A inflação na Áustria atingirá 3,6% em julho de 2023, os aumentos dos preços e o aumento dos custos de vida estão a pressionar as famílias.

Choque de preços para todos: as lojas alertam para novos aumentos na Áustria!
A Áustria enfrenta atualmente desafios decorrentes de aumentos persistentes de preços, que estão a exercer uma pressão considerável sobre os orçamentos familiares. De acordo com os dados mais recentes, a inflação foi de 3,6 por cento em julho de 2023, superior à média da área do euro de 2,0 por cento. Isso tem um grande impacto nas tarefas diárias, nas compras semanais e na aproximação do início das aulas. O especialista em inflação Josef Baumgartner, da WIFO, estima que a vida na Áustria será um terço mais cara entre 2020 e 2025.
As empresas retalhistas são forçadas a aumentar ainda mais os seus preços. Franz Kirnbauer, da Câmara de Comércio da Baixa Áustria, também confirma estas previsões, apontando a pressão sobre as empresas retalhistas e reportando aumentos de preços iminentes. A principal razão para estes aumentos é o aumento dos custos laborais, que, segundo informações de mais de 90 por cento das empresas comerciais, são citados como a causa decisiva. Mas os preços dos factores de produção e materiais (58,3%), bem como o aumento dos custos da energia e dos combustíveis (48,4%) também contribuem para a inflação.
Encargos adicionais para os consumidores
Os consumidores estão sentindo a escassez de dinheiro e têm muito medo de novos aumentos de preços. Kirnbauer apela, portanto, a um alívio para as empresas retalhistas e a uma maior justiça na concorrência com os fornecedores online internacionais. As exigências políticas que surgiram destes esforços incluem custos laborais não salariais mais baixos, menos burocracia e custos de energia mais baratos.
Numa análise prospectiva, o foco dos contributos para a inflação em 2023 passou dos preços da energia para a inflação subjacente, como os bens industriais e os serviços. Esta tendência continuará em 2024, com os aumentos de preços impulsionados em grande parte pelos serviços de mão-de-obra intensiva. Um factor-chave neste contexto é a repercussão dos aumentos salariais nos preços finais.
Previsões para os próximos anos
A taxa de inflação na Áustria deverá permanecer acima da média da área do euro. De acordo com as previsões, a Áustria permanecerá no grupo de países com taxas de inflação mais elevadas na zona euro em 2024 e 2025. Isto deve-se em grande parte aos aumentos salariais significativamente mais elevados na Áustria e a uma maior percentagem de aumentos de preços indexados, tais como rendas, tarifas de telemóveis e seguros.
Os desenvolvimentos ao longo dos próximos meses serão cruciais para a forma como os consumidores reagirão aos desafios económicos associados. Muitos já estão preocupados se o seu poder de compra continuará a ser suficiente para cobrir as necessidades diárias.