Explosão de preços: má colheita de azeitona leva os preços do azeite a níveis recordes
Leia porque é que o azeite está mais caro do que nunca e como as alterações climáticas afectaram a colheita. Saiba mais sobre os motivos da explosão de preços.

Explosão de preços: má colheita de azeitona leva os preços do azeite a níveis recordes
Uma colheita fraca empurrou os preços do azeite para máximos históricos. Na Grécia o preço do litro chega aos 15 euros – um máximo histórico. Em Março deste ano, os preços subiram uns impressionantes 67,2% em comparação com o ano anterior, anunciou recentemente a agência de estatísticas de Atenas, Elstat. Isto atinge particularmente os gregos, já que lideram a UE com um consumo anual de cerca de 12 litros por pessoa.
A razão para o aumento dos preços é a colheita dramaticamente fraca da azeitona na época 2022/2023. Em Espanha, o maior produtor mundial de azeite, bem como em Itália e na Grécia, os rendimentos caíram mais de metade. Os olivicultores culpam as alterações climáticas pela miséria, uma vez que os invernos invulgarmente amenos, as temperaturas excessivamente altas durante a floração e a subsequente chuva insuficiente dificultam a frutificação das oliveiras.
Os elevados preços da energia e dos combustíveis também fizeram subir os custos de produção. As perspectivas para o futuro são sombrias, uma vez que o Inverno passado também foi invulgarmente quente em grande parte da Grécia e a Primavera trouxe menos chuva do que o esperado. Os comerciantes de azeite em Berlim prevêem novos aumentos de preços num futuro próximo.