Putin mobiliza: A transformação implacável da economia russa numa economia de guerra e a produção de drones numa padaria.
De acordo com um relatório de www.stern.de, a indústria russa está a ser impiedosamente transformada numa economia de guerra. O Presidente russo, Putin, está a avançar com a mobilização da economia para garantir que a Rússia tenha material e pessoas suficientes disponíveis na guerra. Um especialista das forças armadas austríacas confirma que a Rússia aumentou enormemente a produção de tanques de batalha e projéteis de artilharia. A produção de obuseiros autopropelidos aumentou seis vezes e a produção de projéteis de artilharia foi duas vezes maior do que inicialmente assumido. Além disso, o Kremlin está a integrar na economia de guerra pequenas e médias empresas que tradicionalmente nada têm a ver com armamentos, como uma grande padaria que, além de produtos de panificação...

Putin mobiliza: A transformação implacável da economia russa numa economia de guerra e a produção de drones numa padaria.
De acordo com um relatório de www.stern.de, a indústria russa está a ser impiedosamente transformada numa economia de guerra. O Presidente russo, Putin, está a avançar com a mobilização da economia para garantir que a Rússia tenha material e pessoas suficientes disponíveis na guerra. Um especialista das forças armadas austríacas confirma que a Rússia aumentou enormemente a produção de tanques de batalha e projéteis de artilharia. A produção de obuseiros autopropelidos aumentou seis vezes e a produção de projéteis de artilharia foi duas vezes maior do que inicialmente assumido. O Kremlin também está a integrar na economia de guerra pequenas e médias empresas que tradicionalmente nada têm a ver com armamentos, como uma grande padaria que produz drones além de produtos de panificação.
O impacto desta mudança no mercado e na indústria financeira é grave. A produção em massa de tanques e munições de artilharia poderia levar a um excesso de oferta no mercado internacional de armas, o que poderia diminuir os preços desse equipamento. Por outro lado, o aumento da produção também poderá levar ao aumento da procura noutros países que também se preparam para conflitos. No que diz respeito ao sector financeiro, a conversão das empresas para uma economia de guerra levaria potencialmente a novas oportunidades de investimento, uma vez que estas empresas recebem agora maior apoio e subsídios governamentais.
A integração de empresas mais pequenas na produção de defesa poderia também impulsionar o desenvolvimento tecnológico na Rússia e levar à criação de novos empregos e oportunidades de negócios. Contudo, concentrar-se na economia de guerra também acarreta o risco de a economia russa se tornar demasiado dependente da indústria de defesa e de outros sectores serem negligenciados.
No geral, a transformação da economia russa numa economia de guerra é uma questão significativa e controversa que poderá ter efeitos potencialmente de longo alcance no mercado e na indústria financeira. Resta saber como estes desenvolvimentos se desenvolverão no futuro.
Leia o artigo fonte em www.stern.de