Lei do gás de Putin: Novas sanções atingiram duramente a economia da Rússia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As novas sanções dos EUA estão a pesar sobre a economia russa. Putin altera leis sobre vendas de gás; o rublo está sob pressão.

Lei do gás de Putin: Novas sanções atingiram duramente a economia da Rússia!

Num ponto de viragem dramático, o presidente russo, Vladimir Putin, deve alterar as principais leis que regem a indústria do gás, à medida que as novas sanções dos EUA desferem um grande golpe na sua economia. Estas sanções, impostas em 21 de Novembro, visam directamente o Gazprombank – um banco chave para as exportações de gás russo. Os efeitos são catastróficos: o rublo está fortemente sobrecarregado, a inflação é alta e a taxa básica de juros está em torno de 21%, um recorde que os economistas dizem que poderá subir ainda mais em dezembro, como fr.de relatado.

As novas sanções colocaram pressão sobre a Rússia, uma vez que foram evitadas no passado para permitir que os países da Europa continuassem a fazer pagamentos de gás à Rússia. Em resposta, Putin alterou uma lei que regulamenta os pagamentos de gás por clientes estrangeiros e reduz a dependência do Gazprombank. No futuro, bancos alternativos poderão ser aprovados para pagamentos de gás, embora os detalhes de como ainda não sejam claros home.treasury.gov relatado. Isto poderá complicar significativamente o acesso ao gás russo para muitos países europeus que ainda dependem desta fonte de energia.

Âmbito das sanções

As extensas sanções, que afectam mais de 50 bancos russos e mais de 40 agentes de registo de valores mobiliários, visam restringir ainda mais o acesso da Rússia ao sistema financeiro internacional. De acordo com Janet L. Yellen, Secretária do Tesouro dos EUA, estas medidas irão enfraquecer ainda mais a capacidade militar da Rússia e tornar mais difícil para o Kremlin manter o financiamento para as suas actividades militares. O objectivo é minar o esforço de guerra ilegal da Rússia contra a Ucrânia, sufocando os laços económicos.

Em particular, o Gazprombank desempenha um papel central no financiamento da guerra e no pagamento de bónus aos soldados. Com as sanções agora aplicadas, aumentará a pressão sobre a Rússia para encontrar vias alternativas de financiamento para continuar a apoiar as suas actividades militares. Num clima político cada vez pior, a economia russa e as suas instituições financeiras enfrentam desafios significativos.