Os salários reais na Alemanha estão a aumentar mais rapidamente do que nos últimos dois anos – uma boa notícia para os trabalhadores e para a economia.
Boas notícias para os trabalhadores e para a economia alemã: os salários reais aumentaram mais acentuadamente do que em dois anos. No terceiro trimestre de 2023, os salários aumentaram 6,3 por cento, enquanto os preços ao consumidor aumentaram apenas 5,7 por cento. Os salários reais foram, portanto, 0,6 pontos percentuais superiores aos do mesmo trimestre do ano anterior, conforme anunciou quarta-feira o Serviço Federal de Estatística. A última vez que houve um grande aumento foi na primavera de 2021. As razões para o aumento dos salários reais incluem pagamentos de compensação à inflação e o aumento do salário mínimo para doze euros por hora em outubro. Entre os trabalhadores a tempo inteiro, o quinto com salários mais baixos registou o crescimento salarial mais forte, com...

Os salários reais na Alemanha estão a aumentar mais rapidamente do que nos últimos dois anos – uma boa notícia para os trabalhadores e para a economia.
Boas notícias para a economia alemã
Esta não é apenas uma boa notícia para os funcionários. A economia alemã pode esperar mais consumo graças ao maior poder de compra dos trabalhadores e, assim, talvez evitar uma possível recessão. Esta maior vontade de consumir pode ter um efeito positivo em todo o ciclo económico.
O aumento dos salários reais também pode ter impacto na inflação e na política de taxas de juro do banco central. O maior poder de compra pode estimular ainda mais os aumentos de preços, o que poderia potencialmente levar o banco central a adoptar uma política monetária mais restritiva para evitar o sobreaquecimento da economia. Isto, por sua vez, poderia impactar as condições de crédito para empresas e consumidores.
No entanto, importa também notar que os diferentes aumentos salariais em função do grupo de rendimentos revelam fortes desigualdades. O facto de o quinto grupo com maiores rendimentos, em média, ter ganho menos do que a média realça a disparidade de rendimentos existente na sociedade. Isto poderá ter implicações sociais e políticas, que por sua vez podem afectar a estabilidade económica.
Em suma, o aumento dos salários reais é um sinal de um possível fortalecimento do poder de compra e da vontade de consumir dos trabalhadores, o que pode ter um impacto positivo na economia. No entanto, é importante ter em mente o impacto potencial sobre a inflação, a política de taxas de juro e a desigualdade social.
De acordo com um relatório de www.bild.de.
Leia o artigo fonte em www.bild.de