Os salários reais estão a aumentar moderadamente: um raio de esperança ou um negócio sombrio?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os salários reais na Alemanha estão a aumentar pela oitava vez consecutiva. O artigo destaca a actual evolução salarial e o seu contexto.

Reallöhne in Deutschland steigen zum achten Mal in Folge. Der Artikel beleuchtet die aktuellen Lohnentwicklungen und deren Hintergründe.
Os salários reais na Alemanha estão a aumentar pela oitava vez consecutiva. O artigo destaca a actual evolução salarial e o seu contexto.

Os salários reais estão a aumentar moderadamente: um raio de esperança ou um negócio sombrio?

No primeiro trimestre de 2025, os salários reais na Alemanha aumentaram pela oitava vez consecutiva, embora com um aumento moderado face aos trimestres anteriores. Alto Reno Palatinado o aumento dos salários reais foi de 1,2 por cento em comparação com o ano anterior. Os salários nominais cresceram 3,6 por cento, enquanto os preços ao consumidor aumentaram 2,3 por cento.

A lenta evolução salarial deve-se ao facto de o prémio de compensação da inflação, isento de impostos e taxas, que era até 3.000 euros e podia ser pago até 31 de dezembro de 2024, já não ser pago. Em 2024, estes pagamentos únicos contribuíram significativamente para o aumento mais forte dos salários reais em 16 anos, que era de 3,1% na altura notícias diárias relatado.

Aumentos salariais mais fortes para pessoas com baixos rendimentos

As pessoas com baixos rendimentos, em particular, beneficiaram dos aumentos salariais no primeiro trimestre de 2025. Os salários nominais no quinto mais pobre aumentaram notáveis ​​7,2 por cento. Em média, os trabalhadores a tempo inteiro registaram um aumento salarial bruto de 3,6 por cento. Em comparação, os maiores aumentos salariais em 2024 registaram-se nos sectores das TI e das comunicações, bem como nos serviços de saúde e sociais, em 6,9 e 6,5 por cento, respectivamente.

Em contraste, os aumentos salariais noutros sectores, como imobiliário e habitação, agricultura e mineração, foram menos pronunciados, com aumentos variando entre 4,1 e 4,6 por cento. Isto mostra que os acordos coletivos de trabalho têm variado muito nos últimos anos.

Clima do consumidor e incerteza económica

Embora os salários reais tenham aumentado, há sinais de deterioração do clima de consumo. O barômetro de consumo caiu para 24,7 pontos negativos, o que indica um clima cauteloso entre os consumidores. Uma pesquisa realizada com 2.000 consumidores mostra que não há sinais de recuperação no sentimento do consumidor. As preocupações com a situação laboral e as fracas expectativas de rendimento têm um impacto significativo na propensão a consumir.

Os especialistas apelam ao novo governo para que tome decisões ousadas para melhorar o sentimento do consumidor e criar segurança no planeamento. Os desafios da situação económica são complexos e exigem medidas específicas para recuperar a confiança dos consumidores.