Riqueza recorde: ativos financeiros das famílias no seu nível mais elevado
Descubra como os ativos financeiros das famílias na Alemanha atingiram um nível recorde. Todos os detalhes em Osthessen|News.

Riqueza recorde: ativos financeiros das famílias no seu nível mais elevado
Os activos financeiros das famílias na Alemanha atingiram um valor recorde de cerca de 7.716 mil milhões de euros no ano passado. Este aumento foi possível graças aos ganhos de preços nas bolsas e ao aumento das taxas de juro da poupança. No final de 2023, os ativos financeiros aumentaram 250 mil milhões de euros face ao terceiro trimestre devido aos ganhos no preço das ações e aos depósitos com juros mais elevados em bancos e caixas económicas. No geral, os activos financeiros aumentaram 6,6 por cento.
O Deutsche Bundesbank anunciou que os ganhos de avaliação de ações cotadas, ações em fundos de investimento, bem como sinistros de seguros e pensões totalizaram 184 mil milhões de euros no quarto trimestre. A maior parte dos activos financeiros das famílias continua a consistir em numerário e depósitos em bancos e caixas económicas, tais como depósitos à ordem e a prazo fixo. Esta área totalizava 3.214 mil milhões de euros no final de 2023.
Depois de deduzidas as dívidas, os ativos financeiros líquidos das famílias aumentaram 244 mil milhões de euros, para 5.560 mil milhões de euros, no quarto trimestre, face ao trimestre anterior. O Bundesbank leva em consideração dinheiro, depósitos bancários, títulos como ações e fundos, bem como sinistros de seguros. A distribuição exacta da soma gigantesca em relação aos vários componentes do activo não é clara nos dados porque o imobiliário não é tido em conta.