Montante da pensão na Alemanha: Quanto dinheiro têm, em média, os idosos à sua disposição?
De acordo com um relatório de www.hna.de, um estudo do Instituto Económico Alemão (IW) de Colónia mostra que o rendimento familiar médio dos reformados que vivem sozinhos na Alemanha é de 1.945 euros por mês. Para estar entre os 10 por cento mais ricos, é necessário ter pelo menos um rendimento familiar mensal de 3.500 euros. Em comparação, a pensão média para quem tem seguro de longa duração era de apenas 1.370 euros no final de 2021. O rendimento divide os reformados em dois grupos: Com um rendimento de 1.800 euros por mês, os reformados já pertencem à metade mais pobre da população, com uma taxa de risco de pobreza de 16 por cento. Em comparação com uma renda média, pessoas com diploma universitário têm...

Montante da pensão na Alemanha: Quanto dinheiro têm, em média, os idosos à sua disposição?
De acordo com um relatório de www.hna.de, um estudo do Instituto Económico Alemão (IW) de Colónia mostra que o rendimento familiar médio dos reformados que vivem sozinhos na Alemanha é de 1.945 euros por mês. Para estar entre os 10 por cento mais ricos, é necessário ter pelo menos um rendimento familiar mensal de 3.500 euros. Em comparação, a pensão média para quem tem seguro de longa duração era de apenas 1.370 euros no final de 2021.
O rendimento divide os reformados em dois grupos: Com um rendimento de 1.800 euros por mês, os reformados já pertencem à metade mais pobre da população, com uma taxa de risco de pobreza de 16 por cento. Pessoas com diploma universitário têm rendimentos significativamente mais elevados em comparação com um rendimento médio de 2.808 euros.
Estes números mostram que a situação financeira dos pensionistas na Alemanha varia muito. Embora alguns tenham um rendimento comparativamente elevado, outros vivem em circunstâncias financeiramente difíceis. Estas diferenças podem ter um impacto no mercado porque os reformados com rendimentos mais baixos conseguem comprar menos bens de consumo, enquanto os reformados com rendimentos mais elevados continuam a ter um forte poder de compra. Isto também poderá ter impacto no setor financeiro, uma vez que diferentes grupos de reformados têm necessidades diferentes quando se trata de serviços financeiros.
Globalmente, o estudo da IW Cologne mostra que a situação do rendimento da população reformada na Alemanha é muito heterogénea e, portanto, tem efeitos diferentes no mercado e no sector financeiro.
Leia o artigo fonte em www.hna.de