Enorme pessimismo na economia alemã: onde está a esperança?
A economia alemã mostrará pessimismo em 2024. Os custos elevados e a incerteza pesam sobre as empresas, enquanto poucas indústrias estão optimistas.
Enorme pessimismo na economia alemã: onde está a esperança?
O clima na economia alemã atingiu um ponto baixo. As pesquisas atuais mostram que muitas associações empresariais estão preocupadas com o futuro. As razões para o pessimismo são múltiplas: custos elevados, muita burocracia e crises globais, por exemplo estrela relatado.
Das 49 associações inquiridas, 31 classificam a situação actual como pior do que há um ano. Apenas quatro sectores económicos registaram melhorias: eliminação de resíduos, seguros, feiras e imobiliário. Michael Hüther, diretor do Instituto Económico Alemão (IW), descreve a situação atual como preocupante e complexa.
Crise grave e possíveis consequências
Outro relatório destaca que a economia alemã está num abrandamento devido aos aumentos das taxas de juro, ao enfraquecimento da economia global e à incerteza na sequência de um compromisso orçamental. O presidente patronal, Rainer Dulger, descreve a situação como uma grave crise económica. O presidente da DIHK, Peter Adrian, aponta que a economia alemã está atualmente em águas difíceis Mundo relatado.
Prevê-se um declínio na produção económica para 2023, enquanto apenas um mini-crescimento é esperado para 2024. As empresas estão a retirar-se dos investimentos devido à falta de planeamento. De acordo com o inquérito IW, 23 das 47 associações empresariais esperam um declínio na produção ou nos negócios. Ao mesmo tempo, importantes representantes empresariais como Dulger e Adrian apelam a mudanças no rumo do governo federal, a fim de fortalecer a competitividade da Alemanha.
Numa situação económica mais difícil, certas indústrias enfrentam cortes de empregos, enquanto outras áreas, como a farmacêutica e a indústria aeroespacial, estão esperançosas quanto ao futuro. No entanto, o desafio da escassez de competências permanece e muitas empresas de média dimensão estão a considerar transferir a sua produção para o estrangeiro.