Rostselmash dispensa 15.000 funcionários – a indústria agrícola da Rússia à beira do abismo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A indústria agrícola da Rússia está a sofrer sanções, uma queda nas exportações e, em alguns locais, crises de produção, como mostra o caso Rostselmash.

Russlands Agrarindustrie leidet unter Sanktionen, sinkenden Exports und stellenweise Produktionskrisen, wie der Fall Rostselmash zeigt.
A indústria agrícola da Rússia está a sofrer sanções, uma queda nas exportações e, em alguns locais, crises de produção, como mostra o caso Rostselmash.

Rostselmash dispensa 15.000 funcionários – a indústria agrícola da Rússia à beira do abismo!

A economia agrícola da Rússia enfrenta enormes desafios, simbolizados por uma drástica dispensa de funcionários do maior fabricante de maquinaria agrícola, Rostselmash. Todos os 15 mil funcionários da empresa terão de fazer uma pausa em junho de 2025 porque a procura caiu drasticamente e as exportações entraram em colapso. Alto fr.de Os números de vendas caíram de forma alarmante nos últimos anos: as colheitadeiras registraram uma queda de 76%, as colheitadeiras de forragem 49% e as vendas de tratores articulados 48% em relação ao primeiro trimestre de 2021.

A Rostselmash sofreu uma perda de receitas de quase 20 mil milhões de rublos (965 milhões de euros) em 2024. Para contrariar a situação desoladora, a empresa tentou melhorar a situação em Março de 2025 com uma semana de quatro dias e reduziu a sua força de trabalho em 2.000 funcionários em Abril. De acordo com o Centro Ucraniano de Combate à Desinformação, Rostselmash sofreu uma “perda recorde” nas vendas depois de perder os principais mercados de exportação na UE e nos EUA. A empresa procura agora novos mercados na Ásia e no Médio Oriente.

Impacto económico na agricultura

O sector agrícola é considerado fundamental para a economia da Rússia, embora a participação da agricultura no produto interno bruto tenha diminuído. O valor acrescentado agrícola aumentou de 45,9 mil milhões de dólares em 2000 para 66,2 mil milhões de dólares em 2019. No entanto, a situação financeira dos agricultores é descrita como crítica, o que está subsequentemente a conduzir a um declínio no mercado. A inflação na Rússia está actualmente em 10,20% e o Banco Central aumentou as taxas de juro directoras, agravando ainda mais a situação.

Além disso, os especialistas relatam as dificuldades financeiras das explorações agrícolas russas, que há alguns anos eram consideradas investimentos atraentes. Empresas como a Ekosem-Agrar AG, conhecida sob a presidência de Stefan Dürr, controlam 600 mil hectares de terras agrícolas e sofrem com o aumento dos custos operacionais de sementes e fertilizantes, que têm de ser pagos em euros e dólares. Esta explosão de custos e o acesso ao financiamento tornaram-se significativamente mais difíceis devido às sanções ocidentais capital.de explicou.

Sanções e suas consequências

O Rosselkhozbank, propriedade estatal, que desempenha um papel fundamental no financiamento do sector agrícola, está na lista de sanções desde 2022 e está excluído do sistema bancário SWIFT. Assim, o refinanciamento das empresas que operam no mercado de capitais e a disponibilização de liquidez tornam-se cada vez mais difíceis. Os planos de Putin para a auto-suficiência agrícola estão gravemente ameaçados por estes desenvolvimentos. Embora o Ministro da Agricultura, Dmitry Patrushev, planeie aumentar as exportações agrícolas em 50% até 2024, os desafios colocados pelas sanções e pela dependência de tecnologias ocidentais para sementes de alto desempenho e tecnologia agrícola são enormes.

Os especialistas alertam que as grandes explorações agrícolas poderão enfrentar sanções mais duras e maiores desafios devido à sua dependência da tecnologia ocidental. Embora a auto-suficiência da Rússia em cereais já esteja em grande parte assegurada, há falta de materiais internacionais para muitas variedades de elevado rendimento. Isto cria uma situação preocupante em que o futuro da agricultura e dos rendimentos russos está em risco a longo prazo.