Declínio de empregos de baixos salários na Saxônia-Anhalt em abril de 2023 - especialista financeiro analisa desenvolvimento e efeitos
De acordo com um relatório de dubisthalle.de, a proporção de empregados que recebem salários abaixo do limite salarial baixo diminuiu em abril de 2023 em comparação com o ano anterior. O número de empregos no sector de baixos salários caiu 23,0% e é agora de 153.000. As mulheres, em particular, estavam mais representadas no sector de baixos salários, com uma taxa de 20,8%, do que os homens, com 16,0%. A proporção de empregos com baixos salários no sector industrial era de 10,5%, bem abaixo do sector dos serviços, com 20,4%. O aumento do salário mínimo para 12,00 euros/hora tem um impacto significativo na redução de empregos no setor de baixos salários. Em abril de 2023 o…

Declínio de empregos de baixos salários na Saxônia-Anhalt em abril de 2023 - especialista financeiro analisa desenvolvimento e efeitos
De acordo com um relatório de dubisthalle.de, a proporção de trabalhadores remunerados abaixo do limiar salarial baixo diminuiu em abril de 2023 em comparação com o ano anterior. O número de empregos no sector de baixos salários caiu 23,0% e é agora de 153.000. As mulheres, em particular, estavam mais representadas no sector de baixos salários, com uma taxa de 20,8%, do que os homens, com 16,0%. A proporção de empregos com baixos salários no sector industrial era de 10,5%, bem abaixo do sector dos serviços, com 20,4%.
O aumento do salário mínimo para 12,00 euros/hora tem um impacto significativo na redução de empregos no setor de baixos salários. Em abril de 2023, o rendimento horário bruto médio na Saxónia-Anhalt era de 17,24 euros, o que corresponde a um rácio de 69,6% em relação ao salário mínimo. Este nível de rendimentos está acima do nível de 60% descrito como salário digno (índice Kaitz). Isto sugere que a situação salarial evoluiu globalmente de forma positiva.
Na Alemanha como um todo, a proporção de trabalhadores abaixo do limiar do salário mínimo também caiu. No período de abril de 2022 a abril de 2023 caiu de 19,1% para 16,3%.
A evolução acima mencionada indica que o aumento do salário mínimo tem um efeito positivo na situação salarial na Saxónia-Anhalt e na Alemanha como um todo. A longo prazo, isto poderá levar a um aumento do poder de compra e a uma redução do risco de pobreza. É de esperar que a evolução salarial sustentável tenha um impacto positivo no mercado consumidor.
É importante acompanhar a evolução da situação e analisar como a situação salarial irá afectar a economia e o sector financeiro.
Leia o artigo fonte em dubisthalle.de