Queda nas vendas no varejo na Alemanha: Os clientes estão retraídos devido aos preços elevados.
As vendas no varejo alemão continuaram a cair em setembro. De acordo com o Departamento Federal de Estatística, as vendas ajustadas aos aumentos de preços foram 0,8% inferiores às do mês anterior e, ajustadas aos preços, até 4,3% inferiores às do mesmo mês do ano passado. Isto reflete a relutância dos clientes em consumir devido à inflação acima da média. Os produtos não alimentares, como os têxteis, os livros e o mobiliário, são particularmente afetados por este declínio. Aqui, as vendas reais ficaram 3,7% abaixo de agosto e 7,1% abaixo do mesmo mês do ano passado. No sector retalhista alimentar, contudo, as vendas ajustadas ao preço caíram apenas 0,5 por cento e, incluindo os aumentos de preços, houve um aumento nominal das vendas de 6,0 por cento. Desde…

Queda nas vendas no varejo na Alemanha: Os clientes estão retraídos devido aos preços elevados.
As vendas no varejo alemão continuaram a cair em setembro. De acordo com o Departamento Federal de Estatística, as vendas ajustadas aos aumentos de preços foram 0,8% inferiores às do mês anterior e, ajustadas aos preços, até 4,3% inferiores às do mesmo mês do ano passado. Isto reflete a relutância dos clientes em consumir devido à inflação acima da média. Os produtos não alimentares, como os têxteis, os livros e o mobiliário, são particularmente afetados por este declínio. Aqui, as vendas reais ficaram 3,7% abaixo de agosto e 7,1% abaixo do mesmo mês do ano passado. No sector retalhista alimentar, contudo, as vendas ajustadas ao preço caíram apenas 0,5 por cento e, incluindo os aumentos de preços, houve um aumento nominal das vendas de 6,0 por cento. Desde o ponto mais baixo em Dezembro de 2022, o comércio alimentar já registou um crescimento real de 4,7 por cento.
Esta evolução pode ser atribuída ao aumento geral dos níveis de preços e à incerteza dos consumidores. Os preços mais elevados dos bens e serviços significam que as pessoas têm menos dinheiro para gastar noutros produtos, levando a um declínio nas vendas nas indústrias não alimentares. O aumento do nível de preços também pode levar os consumidores a tornarem-se mais selectivos nas suas compras e a gastarem menos em áreas não essenciais.
Os efeitos desta evolução no mercado e no setor financeiro poderão ser diversos. Um possível efeito é o aumento da concorrência entre os retalhistas, uma vez que estes podem tentar atrair clientes através de descontos e ofertas especiais. Isto poderia levar a novas guerras de preços e, em última análise, reduzir as margens de lucro das empresas. Além disso, a contenção dos consumidores também poderá levar a uma procura mais fraca de crédito e de serviços financeiros, à medida que os consumidores se tornam mais cautelosos e gastam menos dinheiro.
No geral, os números actuais reflectem um consumo cauteloso devido a preocupações com o aumento dos preços e à incerteza. Isto poderá ter impacto na recuperação económica a médio prazo e exigir que os retalhistas façam novos ajustes nas estratégias de vendas e nos preços para compensar o declínio nas vendas.
Fonte: De acordo com relatório da www.weser-kurier.de
Leia o artigo fonte em www.weser-kurier.de