Rússia e Etiópia fortalecem comércio: dólar americano perde terreno!
A Rússia e a Etiópia planeiam negociar em moedas locais em vez de dólares americanos nos BRICS para promover a desdolarização.

Rússia e Etiópia fortalecem comércio: dólar americano perde terreno!
A Rússia e a Etiópia estão no início de um passo notável: ambos os países planeiam negociar nas suas moedas locais no futuro e deixar o dólar americano de fora! No meio de negociações sobre um acordo comercial bilateral, ambas as nações confirmaram que estão empenhadas em levar a cabo a transição. O rublo russo e o birr etíope destinam-se a determinar futuras transacções económicas, a fim de fortalecer as economias dos dois países e aumentar os seus PIBs. Esta decisão ousada segue a estratégia de desdolarização lançada em 2022 – uma declaração clara em relação ao dólar! Um relatório completo sobre o impacto potencial no setor comercial dos EUA é pode ser encontrado em watcher.guru.
O Embaixador da Etiópia na Rússia, Genet Teshome Jirru, confirmou que os planos de desdolarização estão bem encaminhados. “É muito cedo para fornecer estatísticas precisas, mas o interesse na negociação de moedas nacionais é elevado de ambos os lados”, sublinhou. Este desenvolvimento poderá ser um novo triunfo para os BRICS, uma vez que o grupo de economias emergentes está activamente à procura de alternativas ao dólar! A Índia e a Indonésia, membros do BRICS, assinaram recentemente um acordo semelhante - apesar das ameaças de Trump! Você pode descobrir mais sobre o impressionante acordo entre a Índia e a Indonésia que selou o afastamento do dólar em um artigo abrangente em watcher.guru.