A Rússia aumenta o IVA: A pressão sobre as pequenas empresas está a crescer!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Duma da Rússia aumenta o IVA para 22%; As reformas visam a estabilidade económica, a justiça social e a conformidade.

Russlands Duma erhöht die Mehrwertsteuer auf 22%; Reformen zielen auf Wirtschaftsstabilität, soziale Gerechtigkeit und Einhaltung.
A Duma da Rússia aumenta o IVA para 22%; As reformas visam a estabilidade económica, a justiça social e a conformidade.

A Rússia aumenta o IVA: A pressão sobre as pequenas empresas está a crescer!

A Duma Russa votou hoje, 18 de novembro de 2025, para aumentar o IVA em dois por cento. O IVA aumentará, portanto, de 20 para 22 por cento. Esta nova lei foi aprovada em segunda leitura e poderá ter um impacto significativo na economia nacional. O limite de volume de negócios para as empresas tributáveis ​​será reduzido de 60 milhões para dez milhões de rublos, o que exigirá que mais empresas paguem impostos. No próximo período até 2028, as mudanças serão implementadas gradualmente e trarão receitas adicionais ao orçamento do Estado de até um bilião de rublos (aproximadamente 10,1 mil milhões de euros), informa. notícias diárias.

As novas regras visam evitar a evasão fiscal, impedindo as empresas de dividirem as suas operações. Muitas pequenas empresas que anteriormente estavam isentas de impostos serão provavelmente particularmente afetadas pelo aumento do IVA. No entanto, os projetos de lei ainda precisam ser aprovados em terceira leitura pela Duma antes de serem enviados à Câmara Alta e assinados pelo presidente Vladimir Putin.

Aumentos adicionais de impostos

Além do IVA, o governo também está a planear impostos mais elevados sobre bebidas espirituosas, vinho, cerveja, tabaco e cigarros eletrónicos. As tarifas sobre itens de tecnologia, como smartphones e notebooks, também serão aumentadas. A fim de garantir os fundos necessários para as despesas militares fortemente planeadas, a Duma aprovou um projecto de orçamento de quase 13 biliões de rublos (aproximadamente 138 mil milhões de euros). No total, as despesas, que também levam em conta a segurança e a aplicação da lei, ascendem a 16,84 biliões de rublos.

Este novo aumento de impostos surge no contexto de um arrefecimento da economia que deverá crescer apenas cerca de um por cento em 2025. As elevadas taxas de juro do banco central de 16,5 por cento destinam-se a combater a inflação, que está actualmente em oito por cento e está a ser alimentada pelas compras governamentais de armas. Especialistas alertam que os aumentos de impostos podem pôr em perigo o sistema económico existente na Rússia e possivelmente levar ao colapso, uma vez que Notícias de negócios alemãs relatado.

Reforma do sistema financeiro

Paralelamente ao aumento dos impostos, a Rússia está a introduzir uma reforma significativa do sistema financeiro. Isto inclui um imposto progressivo sobre o rendimento que impõe taxas de imposto mais elevadas aos rendimentos mais elevados e que se destina, portanto, a contrariar a desigualdade de rendimentos. O Presidente Putin enfatizou que estas reformas se destinam a estabilizar a economia e reduzir a dependência das receitas das matérias-primas. Os agregados familiares com dois ou mais filhos beneficiam de uma taxa de imposto reduzida de 6%, tanto para proporcionar alívio financeiro como para promover a taxa de natalidade.

Nos primeiros sete meses de 2025, a Rússia registou um aumento de 27% nas receitas fiscais, particularmente no sector não petrolífero e do gás. Isto trouxe 2 trilhões de rublos adicionais aos cofres do Estado. Os sectores da indústria transformadora, financeiro, da construção e das TI, em particular, registaram fortes desenvolvimentos. No entanto, o impacto a longo prazo destas reformas depende da sua implementação consistente e da sua adaptação aos desafios geopolíticos, como a Economia oriental notas.