A Rússia está a combater a inflação elevada: o banco central deixa a taxa de juro diretora em 16 por cento
A Rússia está a combater a inflação elevada e a pressão económica - Putin em foco. O banco central mantém a taxa básica de juros, o crescimento económico aumenta. Especialistas alertam para consequências a longo prazo.

A Rússia está a combater a inflação elevada: o banco central deixa a taxa de juro diretora em 16 por cento
Na Rússia, o Presidente Vladimir Putin continua a lutar contra uma inflação que é demasiado elevada e duas vezes superior ao desejado. Um aspecto fundamental da situação económica é a escassez de trabalhadores qualificados, que aumentou devido à guerra de agressão contra a Ucrânia e outros factores. Apesar destes desafios, o banco central russo manteve a sua taxa de juro directora em 16 por cento. Esta medida destina-se a ajudar a controlar a inflação.
Os especialistas acreditam que a taxa de inflação permanecerá acima da meta durante algum tempo, devido à elevada procura interna, ao aumento dos salários, à desvalorização do rublo e aos elevados gastos do governo na guerra. Devido a estes factores, os analistas prevêem que a taxa de juro directora deverá permanecer nos dois dígitos até meados do próximo ano. O banco central espera uma taxa básica de juros média de 15 a 16 por cento para o ano em curso.
Apesar destes desafios económicos, as autoridades monetárias esperam um crescimento económico mais forte na Rússia. Espera-se que o produto interno bruto cresça entre 2,5 e 3,5 por cento, sugerindo que a produção de armas e munições financiada pelo Estado continuará a ser uma força motriz por trás do crescimento económico. Contudo, a escassez de mão-de-obra continua a ser um constrangimento significativo à expansão da capacidade de produção noutros sectores da economia.
Apesar da situação económica tensa e dos desafios internos, especialistas como Vasily Astrov expressam a convicção de que Putin não sofrerá com a falta de fundos na guerra contra a Ucrânia. Contudo, a dependência da economia russa do esforço de guerra é uma preocupação a longo prazo. No ano passado, a Rússia registou um crescimento nos salários reais e no consumo privado devido à escassez de competências e a uma economia controlada pelo Estado.
O futuro da Rússia no pós-guerra permanece incerto, uma vez que a dependência económica do esforço de guerra continua a ser um desafio. Os especialistas sublinham a importância de um apoio militar e financeiro ocidental adequado à Ucrânia para superar as dificuldades económicas a longo prazo. Globalmente, a economia russa demonstra alguma resiliência, apesar das circunstâncias adversas, e continua a combater a inflação e outros desafios.