A crise financeira da Rússia: Putin intervém nas poupanças dos cidadãos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A economia russa debate-se com elevados gastos, inflação e sanções no conflito na Ucrânia. Especialistas alertam para crises.

Russische Wirtschaft kämpft mit hohen Ausgaben, Inflation und Sanktionen im Ukraine-Konflikt. Experten warnen vor Krisen.
A economia russa debate-se com elevados gastos, inflação e sanções no conflito na Ucrânia. Especialistas alertam para crises.

A crise financeira da Rússia: Putin intervém nas poupanças dos cidadãos!

A Rússia enfrenta encargos financeiros significativos em 2025 devido ao conflito em curso na Ucrânia. As reservas do Presidente Vladimir Putin estão sob forte pressão, enquanto o sector do petróleo e do gás do país regista perdas maciças. De acordo com um relatório de fr.de Há rumores de que o Estado russo poderia ter acesso direto às poupanças dos cidadãos.

O chefe de análise financeira do Sberbank, Mikhail Matownikov, explicou que os juros sobre os depósitos de poupança provavelmente seriam suficientes para financiar todos os projectos habitacionais não vendidos na Rússia. O Sberbank, o maior credor estatal do país, está a sofrer sanções ocidentais que resultaram na sua exclusão do sistema bancário SWIFT. Além disso, a taxa de inflação na Rússia aumentou para 10,1% em Fevereiro de 2025, marcando o quarto aumento consecutivo. O banco central está a manter a taxa de juro directora em 21 por cento, enquanto o Presidente Putin exige taxas de juro mais baixas.

Elevados gastos no setor de segurança e defesa

Os gastos militares da Rússia aumentaram dramaticamente nos últimos anos, uma análise de newsukraine.rbc.ua mostra. De 5,9 biliões de rublos em 2021, os gastos com segurança e defesa aumentaram para 16,9 biliões de rublos em 2025, representando 41% do orçamento federal total. Esta evolução leva a um aumento da inflação à medida que dinheiro adicional é injetado na economia enquanto a produção no setor civil diminui.

Os gastos sociais das famílias foram significativamente reduzidos. Os militares agora recebem um pagamento único de 400.000 rublos e um salário mensal de pelo menos 195.000 rublos. Em caso de ferimentos, os soldados são indenizados entre 100.000 e 3 milhões de rublos, dependendo da gravidade do ferimento. Apesar dos elevados gastos, a Rússia também enfrenta um défice orçamental de 1,2 biliões de rublos.

Estes desafios económicos surgem no contexto de sanções ocidentais rigorosas. Embora a Rússia continue a exportar 4-5 milhões de barris de petróleo por dia, as receitas provenientes das exportações de petróleo e gás caíram drasticamente desde o início da guerra. Em 2025, espera-se que as receitas caiam 24%, para 166 mil milhões de dólares, no caso do petróleo, e 66%, para 42,5 mil milhões de dólares, no caso do gás.