A crise do carvão na Rússia: empresas estão a fechar, os empregos estão em risco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As sanções ocidentais estão a pesar fortemente sobre a indústria do carvão russa. As previsões mostram um declínio a longo prazo nas exportações.

Westliche Sanktionen belasten die russische Kohleindustrie schwer. Prognosen zeigen einen langfristigen Rückgang des Exports.
As sanções ocidentais estão a pesar fortemente sobre a indústria do carvão russa. As previsões mostram um declínio a longo prazo nas exportações.

A crise do carvão na Rússia: empresas estão a fechar, os empregos estão em risco!

As sanções ocidentais estão a ter um impacto significativo na economia russa, especialmente no sector do carvão. De acordo com um relatório de Mercúrio A indústria do carvão russa enfrenta uma “grave crise” que se faz sentir principalmente no Oblast de Kemerovo. Esta região produz cerca de 60% do carvão mineral da Rússia e cerca de 80% do seu carvão coqueificável.

Oito empresas de carvão já cessaram as operações e muitos mineiros aguardam há meses pelos seus salários. Os problemas na indústria do carvão devem-se à queda dos preços, às dificuldades logísticas, à escassez de pessoal, à inflação elevada e às sanções ocidentais. É relatado que a Rússia tentou compensar o declínio no consumo de carvão na Europa exportando-o para a Ásia, mas esta tentativa não foi bem sucedida, uma vez que a procura na China também caiu no final de Janeiro.

Queda de receita no futuro

A UE impôs uma proibição de importação de carvão russo em Abril de 2022, o que afectou 25% das exportações de carvão russo e significou perdas anuais de receitas de cerca de 8 mil milhões de euros para a Rússia. As previsões apontam para um declínio a longo prazo nas exportações de carvão russo, enquanto a Alemanha obtém agora a maior parte do seu carvão da Austrália. As novas sanções dos EUA visam reduzir ainda mais os lucros da Rússia provenientes das exportações de energia, enquanto os principais parceiros comerciais se distanciam e alguns pagamentos são bloqueados.

Ao mesmo tempo, a UE adicionou mais 27 navios russos de gás natural liquefeito à lista de sanções no final de junho, e a Inglaterra impôs medidas semelhantes contra navios que exportam petróleo russo, contornando as sanções. Jornal do sul da Alemanha relatado. Apesar destas medidas, a Rússia ganhou cerca de 707 mil milhões de euros com petróleo, gás e carvão desde o ataque à Ucrânia em Fevereiro de 2022.

As receitas do país provenientes de despesas militares, que deverão aumentar para 100 mil milhões de euros em 2024, não são afetadas pelas sanções. As importações de petróleo bruto e gás liquefeito russo para a UE também aumentaram mais de 25% no primeiro semestre de 2024. Os especialistas apelam ao reforço das sanções e das medidas de controlo dos marítimos.