A economia da Rússia está a crescer apesar das sanções: Russos ricos e riscos elevados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A economia russa está a crescer apesar das sanções e da inflação. A indústria armamentista e as grandes fortunas caracterizam o boom atual.

Die russische Wirtschaft wächst trotz Sanktionen und Inflation. Rüstungsindustrie und hohe Vermögen prägen den aktuellen Boom.
A economia russa está a crescer apesar das sanções e da inflação. A indústria armamentista e as grandes fortunas caracterizam o boom atual.

A economia da Rússia está a crescer apesar das sanções: Russos ricos e riscos elevados!

A economia russa deverá crescer 3,6% em 2023, o que representa o crescimento mais forte numa década. Isto ocorre apesar das sanções em curso dos EUA e da UE, que até agora tiveram pouco sucesso em afectar a estabilidade económica da Rússia. Foco on-line relatado.

As despesas com a defesa desempenham um papel crucial neste crescimento económico. Para 2025, a Rússia planeou um orçamento de defesa de 13,5 biliões de rublos, o que corresponde a cerca de 130 mil milhões de euros. Neste contexto, a indústria de defesa criou 520.000 novos empregos, embora 160.000 postos permaneçam por preencher. Espera-se que os salários médios na Rússia aumentem 19% em 2024 em comparação com o ano passado, levando a um aumento nos gastos do consumidor.

Desafios e riscos económicos

Apesar do crescimento, a economia russa corre o risco de sobreaquecimento devido à elevada procura de crédito e ao aumento dos salários. Para contrariar a inflação, o banco central russo aumentou as taxas de juro de 7,5% para 21% em 2023. Em Outubro e Novembro de 2023, a taxa de inflação foi de 11,1%. Os empréstimos bancários estão a aumentar, nomeadamente a clientes com más notações de crédito, aumentando o risco de uma crise bancária nos próximos dois anos. A elevada carga de juros torna difícil para muitas empresas o serviço das suas dívidas, o que duplicou a carga de juros. Além disso, a base de capitais próprios do sector bancário é baixa, o que enfraquece a sua capacidade de resistir ao incumprimento dos empréstimos.

O impacto da guerra e das sanções na Ucrânia é alto fr.de claramente visível na economia russa. Ainda assim, a riqueza média na Rússia aumentou quase 20% em 2023, enquanto o número total de milionários em dólares americanos aumentou. Entre 2008 e 2023, a riqueza média por adulto na Rússia aumentou 608 por cento (em rublos). Em 1 de julho de 2024, a Rússia foi elevada de países de rendimento médio para a categoria de países de rendimento elevado pelo Grupo Banco Mundial.

Além disso, o crescimento económico em 2023 foi influenciado por aumentos no comércio (6,8 por cento), no sector financeiro (8,7 por cento) e na construção (6,6 por cento). Ao mesmo tempo, as sanções estão a colocar pressão sobre as receitas governamentais provenientes do negócio do petróleo e do gás, que caíram seis por cento, para 1,23 biliões de rublos, em Abril de 2023. O Presidente Putin também enfrenta desafios para encontrar compradores para o gás russo, uma vez que as negociações sobre um gasoduto para a China estão estagnadas. Vários bancos chineses também romperam relações com a Rússia e suspenderam as transações de pagamento, aumentando as preocupações sobre a solvência da Rússia. O banco central planeia aumentar as taxas de juro em 200 pontos base, para 18 por cento, em Julho de 2024, para combater a inflação elevada. No geral, a economia russa depende fortemente de elevados gastos militares, que os especialistas consideram problemáticos para uma economia de guerra sustentável.