A economia da Rússia está a crescer apesar das sanções
A economia da Rússia está a crescer mais lentamente, mas ainda apresenta um desempenho superior ao do Ocidente. Saiba mais sobre o impacto das sanções ocidentais no império de Putin. #Economia #Rússia #Sanções #Crescimento

A economia da Rússia está a crescer apesar das sanções
As sanções ocidentais estão a ter um impacto cada vez mais visível na economia russa, embora ainda se registe crescimento. A Rússia apresenta um crescimento económico de 3,6 por cento, com previsões para 2024 mostrando fortes previsões de um crescimento mais forte em comparação com o Ocidente. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia russa deverá crescer 3,2 por cento em 2024, o que ainda é um crescimento sólido, apesar de um declínio em relação ao ano passado. Em contraste, o FMI prevê apenas um crescimento de 0,2% para a Alemanha durante o mesmo período.
As receitas estáveis das exportações de petróleo desempenham um papel crucial no apoio à economia russa, tendo o Presidente Putin encontrado formas de contornar o impacto das sanções. Ao utilizar uma frota paralela, a Rússia conseguiu exportar petróleo para o Ocidente com sucesso, apesar das sanções. Além disso, os investimentos de empresas privadas e estatais, bem como um consumo privado robusto, estão a ajudar a apoiar a economia russa.
No que diz respeito ao desempenho económico global, o FMI sublinha que é globalmente resiliente e conseguiu evitar uma recessão. O Ocidente está a enfraquecer em comparação com outras regiões, com a Europa e o Reino Unido a apresentarem um crescimento significativamente inferior em comparação com a Rússia.
Apesar do crescimento económico esperado, são de esperar novos desafios na Rússia. Alguns especialistas alertam para os gastos insustentáveis na guerra e enfatizam os custos de escapar às sanções. Além disso, os desenvolvimentos recentes mostram que os parceiros comerciais da Rússia estão a tornar-se cada vez mais cautelosos, o que cria incertezas adicionais para a economia russa.