Banco central da Rússia aumenta novamente a taxa básica de juros, diz especialista
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, o banco central russo aumentou mais uma vez a taxa básica de juros para combater a inflação e evitar outro colapso do rublo. Desde Julho, o banco central aumentou a taxa de juro directora num total de 8,5 pontos percentuais. Em Novembro, a taxa de inflação atingiu 7,5 por cento, enquanto a meta é de apenas quatro por cento. O banco central espera que a inflação em 2023 fique perto do limite superior do intervalo de previsão de 7,0 a 7,5 por cento. Os especialistas discordam sobre o que acontecerá a seguir em termos de política monetária. Alguns esperam um maior aperto, enquanto outros acreditam que a fase de aperto já foi concluída. Bem, dados os riscos contínuos de inflação...

Banco central da Rússia aumenta novamente a taxa básica de juros, diz especialista
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
O banco central russo aumentou mais uma vez a taxa básica de juros para combater a inflação e evitar outro colapso do rublo. Desde Julho, o banco central aumentou a taxa de juro directora num total de 8,5 pontos percentuais. Em Novembro, a taxa de inflação atingiu 7,5 por cento, enquanto a meta é de apenas quatro por cento. O banco central espera que a inflação em 2023 fique perto do limite superior do intervalo de previsão de 7,0 a 7,5 por cento. Os especialistas discordam sobre o que acontecerá a seguir em termos de política monetária. Alguns esperam um maior aperto, enquanto outros acreditam que a fase de aperto já foi concluída.
Agora, dada a ameaça contínua da inflação e dos aumentos nas despesas com a defesa, poderá haver mais agitação no mercado. A elevada taxa de inflação poderá afectar o poder de compra dos consumidores e levar a uma redução das despesas privadas. Ao mesmo tempo, o aumento dos gastos com a defesa poderia contribuir para um novo aumento dos preços, o que colocaria uma pressão adicional sobre a economia. A incerteza sobre a futura linha da política monetária e o desenvolvimento económico do país também poderá levar a uma maior volatilidade nos mercados financeiros. Resta, portanto, ver como a situação na Rússia irá evoluir e que impacto isso poderá ter na economia global.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de